Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação na Zona Euro termina ano a acelerar 2,4%. Portugal ficou acima da média

Estimativa rápida do Eurostat revela que os preços dos serviços e da energia contribuíram para uma aceleração da inflação na reta final de 2024. Energia retomou valores positivos depois de quedas desde o verão. Taxa de inflação em Portugal ficou acima da média do euro. 

Uma subida acentuada dos bens alimentares pode afetar mais as famílias de rendimentos mais baixos, uma vez que gastam uma maior parte do seu salário em alimentação.
GettyImages
07 de Janeiro de 2025 às 10:11
  • ...

A taxa de inflação na Zona Euro acelerou, em termos homólogos, 2,4% em dezembro, segundo a estimativa rápida do Eurostat, divulgada esta terça-feira. O valor corresponde a um aumento de duas décimas face ao mês anterior e, para essa subida, terão contribuído sobretudo os preços dos serviços e da energia, cuja variação homóloga regressou a valores positivos após quedas desde o verão. 

Entre as quatro grandes componentes do índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC) – alimentos, energia, bens industriais não energéticos e serviços –, os serviços mantiveram-se como a componente com a maior variação homóloga (4%) de preços no último mês de 2024. Face ao mês anterior, o IHPC dos serviços, com destaque para restauração e hotelaria, acelerou uma décima. 

Com a segunda maior variação homóloga, o IHPC relativo aos alimentos, álcool e tabaco estabilizou nos 2,7% em dezembro, um valor semelhante ao registado no mês de novembro. Por outro lado, a energia foi a componente com a maior aceleração, tendo passado de valores negativos – que vinham a registar-se desde agosto – para valores positivos. Em dezembro, a variação homóloga do IHPC da energia foi de 0,1%.

Já o IHPC relativo aos bens industriais não energéticos foi o único que registou uma diminuição em dezembro, com a variação homóloga a diminuir uma décima para 0,5%.

A inflação subjacente na Zona Euro, que exclui a energia e alimentos (por estarem sujeitos a maiores variações em termos de preços), estabilizou em 2,7% em dezembro, o mesmo valor que se tem verificado desde setembro. Esse indicador, acompanhado de perto pelo Banco Central Europeu (BCE), revela o nível de "enraizamento" da inflação nos setores onde os preços são mais estáveis, como saúde e educação.

Portugal acima da média do euro

Entre os 20 países da moeda única, as variações homólogas mais baixas de IHPC foram registadas na Irlanda (1%), Itália (1,4%) e Luxemburgo (1,6%). Em sentido oposto, as taxas de inflação mais elevadas foram observadas na Croácia (4,5%), na Bélgica (4,4%) e Estónia (4,1%).

No caso de Portugal, a variação homóloga da taxa de inflação ficou acima da média do euro, fixando-se em 3,1% em dezembro. Dezembro foi o quarto mês consecutivo em que a taxa de IHPC de Portugal ficou acima da média do euro.

Notícia atualizada

Ver comentários
Saber mais inflação zona euro preços consumidor Eurostat IHPC
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio