Notícia
Inflação na Zona Euro em novembro afinal foi de 2,2%
A taxa de inflação na Zona Euro afinal acelerou 2,2% no mês passado e não 2,3% como avançado na estimativa rápida. Portugal registou uma inflação de 2,7%.
O Eurostat corrigiu esta manhã os dados avançados na estimativa rápida em relação à inflação de novembro na Zona Euro e na União Europeia.
A variação homóloga da taxa de inflação na Zona Euro afinal acelerou 2,2% no mês passado e não 2,3% como avançado anteriormente.
Em outubro a subida de preços tinha sido de 2,0% em outubro em comparação com o ano anterior. Em novembro de 2023, a taxa de inflação nos países da moeda única foi de 2,4%.
Já no conjunto da União Europeia, a inflação foi de 2,5% em novembro de 2024, acima dos 2,3% em outubro. Um ano antes, a taxa foi de 3,1%.
A aceleração da inflação é explicada sobretudo pelos preços dos serviços, como alojamento e restauração, seguido da alimentação, álcool e tabaco, bens industriais não energéticos e energia.
As taxas de inflação mais baixas foram registradas na Irlanda (0,5%), Lituânia e Luxemburgo (ambas 1,1%).
As mais altas foram tiveram lugar na Roménia (5,4%), Bélgica (4,8%) e Croácia (4,0%).
Portugal registou 2,7%.
Em comparação com outubro de 2024, a inflação caiu em quatro Estados-membros, permaneceu estável em três e aumentou em vinte.