Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação da Zona Euro trava no final de 2018

Em dezembro, a inflação desacelerou face aos meses anteriores. A travagem dos preços da energia foi determinante.

Reuters
04 de Janeiro de 2019 às 10:19
  • ...
taxa de inflação em dezembro do ano passado na Zona Euro fixou-se nos 1,6%, de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat esta sexta-feira, 4 de janeiro. Ou seja, o nível de preços entre dezembro de 2017 e dezembro de 2018 aumentou 1,6%.

Esta taxa de inflação no final de 2018 representa uma desaceleração face aos valores à volta de 2% que se verificaram nos últimos meses. Tal deve-se à travagem dos preços da energia que passaram de crescer cerca de 10% para 5,5% em dezembro. Excluindo a energia, a inflação da Zona Euro em Dezembro seria de 1,1%.

A desaceleração nota-se também na comida, álcool e tabaco cujos preços sobem 1,8%, menos do que os 1,9% registados em novembro. Já os serviços (1,3%) e os bens industriais não energéticos (0,4%) estabilizaram. 

Em Portugal, a taxa de inflação comparável com os restantes países europeus (o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor, IHPC) fixou-se nos 0,6% em dezembro, abaixo dos 0,9% de novembro.

A taxa de variação média do IHPC para 2018 em Portugal foi de 1,2%. Na informação divulgada hoje, o Eurostat não revela ainda a taxa de inflação média da Zona Euro para o ano passado.

Os dados completos serão divulgados pelo gabinete de estatísticas da União Europeia a 17 de janeiro.

No indicador usado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) - o Índice de Preços no Consumidor (IPC) -, a taxa de inflação média de 2018 situou-se nos 1%.
Ver comentários
Saber mais inflação economia zona euro portugal preços consumidores
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio