Notícia
Exportações alemãs sobem mais que o previsto
As exportações alemãs cresceram mais do que o previsto pelos analistas, em Abril. Aumentam os sinais de recuperação da maior economia europeia.
O Gabinete Federal de Estatísticas apresentou dados que revelam que as exportações alemãs, ajustadas aos dias de trabalho e mudanças sazonais, aumentaram 1,9% desde Março, altura em que cresceram 0,5%.
Este é o maior crescimento desde Maio de 2012 e os economistas, contactados pela Bloomberg, previam, em Abril, ganhos na ordem dos 0,1 pontos percentuais.
Ao mesmo tempo, as encomendas às fábricas diminuíram e a produção industrial terá provavelmente estagnado. As importações aumentaram 2,3%.
A confiança dos empresários subiu, pela primeira vez em três meses, em Maio, depois de um período continuado de avanços e recuos da maior economia europeia.
“Diz muito o facto do comércio fornecer impulsos positivos na economia alemã, guiada pelas exportações, no segundo trimestre” afirmou à Bloomberg Jens Kramer, economista no NordLB. “ O consumo privado continua a ser robusto, enquanto o investimento continua fraco”.