Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eurostat confirma descida da inflação na Zona Euro

Portugal registou uma taxa de inflação abaixo da média da Zona Euro.

Reuters
19 de Abril de 2017 às 10:11
  • 1
  • ...

O índice de preços do consumidor da Zona Euro aumentou 1,5% em Março face ao mesmo mês do ano passado, confirmando uma redução da taxa de inflação face aos 2% registados em Fevereiro, anunciou o Eurostat.

 

Esta evolução saiu em linha com a primeira estimativa revelada pelo gabinete de estatística da Comissão Europeia, que já tinha apontado para uma descida da taxa de inflação para 1,5% no mês passado.

 

Apesar do abrandamento em Março face a Fevereiro, comparando com o período homólogo a taxa de inflação deu um salto significativo (em Março de 2016 situava-se nos 0%), confirmando que estão afastados os receios de deflação na região e que a subida dos preços está cada vez mais em linha com os objectivos do BCE (2%).

 

A desaceleração foi motivada sobretudo pela evolução dos preços da energia, cujo aumento caiu de 9,3% para 7,4%, reflectindo a descida dos preços dos combustíveis. Excluindo o efeito dos preços do petróleo e dos bens alimentares, a inflação "core" desceu para 0,7% (0,9% em Fevereiro).

 

Em Portugal, tal como tinha anunciado já o INE, a inflação também abrandou em Março, para 1,4%, persistindo abaixo da média da Zona Euro. A Roménia (0,3%), Irlanda (0,6%) e a Holanda (0,6%) têm as taxas de inflação mais baixas, enquanto a Letónia (3.3%), Lituânia (3,2%) e a Estónia (3%) têm os valores mais elevados.  

 

A subida recente da inflação, que chegou ao limite que o BCE estabelece para médio prazo como estabilidade dos preços foi usada por muitos para defender uma retirada mais rápida dos estímulos do banco central.

No entanto, a autoridade monetária liderada por Mario Draghi não se mostrou convencida de que a Zona Euro esteja a assistir a uma subida sustentada dos preços, nomeadamente pelo facto de a inflação subjacente se manter baixa. 

 

Apesar do abrandamento no contributo, só os combustíveis pesaram quase 0,5 pontos percentuais na inflação de Março na Zona Euro.

  

(Notícia actualizada às 10:21 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Eurostat Zona Euro Comissão Europeia inflação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio