Notícia
Empresários mais optimistas sobre as exportações
As perspectivas das empresas apontam para um crescimento nominal de 3,4% das suas exportações em 2015 face a 2014, o que significa 0,9 pontos percentuais acima da previsão efectuada em Novembro de 2014, revela o INE.
As perspectivas das empresas exportadoras de bens apontam para um crescimento nominal de 3,4% das suas exportações em 2015 face a 2014, o que significa 0,9 pontos percentuais acima da previsão efectuada em Novembro de 2014 (2,5%), revelam os inquéritos conduzidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Este maior optimismo resulta integralmente das melhores perspectivas relativamente às exportações para os outros países da União Europeia. Os empresários esperam agora vender para o mercado intra-comunitário mais 1,3 pontos percentuais do que antecipavam em Novembro, e atingir um crescimento de 3% nas vendas face ao ano anterior. Já que para o mercado extra-UE, as empresas reviram em baixa (-0,4 pontos percentuais) as previsões de Novembro, esperando um crescimento de 4,3%.
Excluindo os combustíveis e lubrificantes as perspectivas reveladas pelas empresas indicam um aumento de 4,5% nas exportações em 2015.
Olhando mais em detalhe, no comércio intra-UE o destaque vai para o crescimento esperado de 6,5% nas exportações de máquinas, outros bens de capital e seus acessórios e de 6,3% no material de transporte e acessórios. No mercado extra-UE, os inquéritos revelam um acentuada subida (mais 26,4%) nas perspectivas de venda de material de transporte e acessórios, ao passo que nas exportações de produtos alimentares e bebidas as empresas perspectivam uma redução de 2,1%.
Estes resultados, explica o INE, decorrem de inquéritos que decorreram em Maio e Junho deste ano, ainda antes dos recentes desenvolvimentos que revelaram uma forte deterioração dos mercados bolsistas na China.
(notícia actualizada às 11h45)