Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Economia europeia afasta-se da estagnação com melhoria nos serviços

Dificilmente a economia europeia terá crescido mais do que 0,1% em cadeia no quarto trimestre de 2019. No entanto, o PMI de dezembro foi revisto em alta, dando mais otimismo às perspetivas futuras.

06 de Janeiro de 2020 às 12:13
  • ...
É um sinal, ainda que ligeiro, da melhoria da economia europeia: o PMI compósito – que mede a atividade da indústria e dos serviços - de dezembro para a Zona Euro foi revisto em alta, mostrando que a economia europeia está a afastar-se do território de estagnação.

O PMI foi revisto em alta de 50,6 para 50,9 pontos, segundo a mais recente estimativa divulgada esta segunda-feira, 6 de janeiro, pela IHS Markit. Este é o valor mais alto em quatro meses. 

Apesar da melhoria, este desempenho continua a ser um dos mais baixos em mais de seis anos. A linha dos 50 pontos diferencia o crescimento (acima de 50) da contração (abaixo de 50) da economia. 

A contribuir para esta melhoria da economia europeia esteve a recuperação do setor dos serviços que compensou o "moribundo" setor industrial, principalmente na Alemanha. Após três meses de contração no PMI, a economia alemã voltou à zona de crescimento.
A previsão da IHS Markit, tendo em conta os PMIs de outubro a dezembro, é que a Zona Euro cresça 0,1% em cadeia no quarto trimestre. Anteriormente, os números apontavam para uma contração.

O economista-chefe da consultora, Chris Williamson, considera que o desempenho dos serviços tem sido "resiliente", tendo o crescimento acelerado para um máximo desde agosto. 

"O otimismo das empresas sobre o ano de 2020 também melhorou para o nível mais alto desde maio, sugerindo que o sentimento entre os empresários melhorou constantemente nos últimos meses", acrescenta Williamson. 

Apesar destas melhorias, a IHS Markit alerta que "qualquer escalar das tensões comerciais entre os EUA e a Europa irá provavelmente afetar as exportações ainda mais". 

"Todavia, na ausência de grandes desenvolvimentos adversos, nós prevemos que o crescimento comece a melhorar à medida que 2020 avança, com a baixa inflação e as boas condições financeiras a impulsionar o consumo privado em particular", antecipa Chris Williamson.
Ver comentários
Saber mais Economia Zona Euro União Europeia PIB IHS Markit
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio