Notícia
Crescimento das exportações volta a acelerar e supera o das importações
As exportações de bens cresceram 14,3% em Agosto face ao mesmo mês do ano passado, enquanto as importações subiram 12,8%.
As exportações portuguesas voltaram a acelerar em Agosto, depois de terem abrandado o ritmo de crescimento nos dois meses anteriores.
Segundo os dados revelados esta terça-feira, 10 de Outubro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as vendas de mercadorias para o exterior aumentaram 14,3% em Agosto, face ao mesmo mês do ano passado, depois de terem subido 6,7% em Junho e 4,6% em Julho. O crescimento registado em Agosto foi o mais expressivo desde Maio (16,2%).
Já as importações de bens aumentaram 12,8% face a Agosto de 2016, tendo subido menos do que as exportações pela primeira vez desde Março.
No que respeita às exportações de bens, foram as vendas para fora da União Europeia que registaram a evolução mais sonante, com um crescimento de 23,3%, enquanto o comércio intra-UE subiu 10,7%. Já a evolução das importações foi sobretudo o resultado do aumento das compras a países da União Europeia, que cresceram 12,7%.
Segundo os dados revelados pelo INE, "os maiores contributos para a aceleração das vendas para o exterior provieram das categorias de material de transporte e de combustíveis e lubrificantes". Sem estes últimos, que têm preços mais voláteis, as exportações subiram 12,4% e as importações cresceram 14,7%.
Em relação a Agosto do ano passado, o défice da balança comercial de bens registou um acréscimo de 105 milhões de euros para um total de 1.316 milhões de euros.
Os dados publicados pelo INE esta terça-feira referem-se apenas ao comércio de mercadorias, sendo que as exportações e importações de serviços, onde se inclui o turismo, são divulgadas pelo Banco de Portugal.
(Notícia actualizada às 11:31)