Notícia
Confiança económica no euro em máximos de quase seis anos
O indicador de confiança e sentimento económico na Zona Euro atingiu em Fevereiro o valor mais alto desde Março de 2011. A economia francesa acelerou no segundo mês do ano e puxou pela moeda única.
A confiança económica na Zona Euro voltou a melhorar em Fevereiro, com a percepção em França a puxar pelo conjunto dos 19 países da moeda única, ao passo que na Alemanha recuou em relação ao mês anterior.
Segundo os dados divulgados esta segunda-feira, 27 de Fevereiro, pela Comissão Europeia, o indicador de confiança económica situou-se este mês no bloco da moeda única em 108 pontos (mais 0,1 pontos) no melhor resultado desde Março de 2011.
Em França o indicador acelerou 1,1 pontos para o melhor valor em mais de seis anos, numa altura em que a economia gaulesa se depara com a incerteza em torno dos resultados eleitorais das presidenciais, cuja primeira volta decorre a 23 de Abril.
Também Espanha se destacou na confiança económica, ao alcançar os 108,7, enquanto em Portugal subiu para 110,6. Já a Alemanha viu o indicador recuar 0,8 pontos para um mínimo de quatro meses – 108,3.
Por sectores, foram a indústria, os serviços e a construção a terem um maior impacto positivo na Zona Euro, enquanto uma degradação na confiança dos consumidores, dos serviços financeiros e do retalho impediu maiores crescimentos do indicadores.
No conjunto da União Europeia, o sentimento económico melhorou 0,3 pontos para 108,9.