Notícia
Inflação em Espanha mantém-se nos 3% em Fevereiro
O índice de preços no consumidor está a subir há seis meses consecutivos, apesar da quebra de quase 20% registada no custo da electricidade.
A inflação anual espanhola subiu em Fevereiro pelo sexto mês consecutivo, com o registo de 3% a manter o nível registado no primeiro mês deste ano, que tinha sido o mais elevado desde Outubro de 2012.
Os valores divulgados esta segunda-feira, 27 de Fevereiro, citados pelo Expansión, mostram uma trajectória de subida do índice de preços no consumidor (IPC), em relação a um ano antes, que foi iniciada em Setembro do ano passado.
A publicação do instituto de estatísticas do país vizinho destacou a descida dos preços da electricidade em mais de 19%, relativamente em Janeiro. Este indicador, a par do aumento dos combustíveis, tinha contribuído para o disparo da inflação em Janeiro, face ao mês anterior.
Só quando forem publicados os dados definitivos, a 14 de Março, será quantificada a influência dos vários elementos que compõem este cabaz de bens e serviços. Porém, face à queda na electricidade, o jornal espanhol adianta que a evolução dos preços terá sido pressionada pelos combustíveis e pelos alimentos.