Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal regista a segunda maior queda mensal no comércio a retalho na Europa

Apesar do recuo de Portugal, as vendas mensais cresceram 0,4% na Zona Euro e 0,7% na União Europeia em Outubro. Em termos homólogos, Portugal registou uma subida de 0,7%, a sua quarta subida consecutiva.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 03 de Dezembro de 2014 às 10:49
  • 7
  • ...

As vendas a retalho em Portugal sofreram a segunda queda consecutiva mensal no mês de Outubro. Portugal registou a segunda maior queda em cadeia (-1,6%), entre Setembro e Outubro, entre os países da União Europeia. 

 

Ao mesmo tempo, as vendas mensais cresceram 0,4% na Zona Euro e 0,7% na União Europeia, segundo os dados divulgados esta quarta-feira, 3 de Dezembro, pelo Eurostat.

 

O maior recuo mensal teve lugar na Eslovénia (-1,9%), enquanto a Áustria fecha o pódio (-1,2%). Do lado das subidas, os maiores ganhos tiveram lugar na Finlândia (+2,7%), Alemanha e Reino Unido (ambos com +1,9%) e Letónia e Eslováquia (ambos com +1,5%).

 

A subida na Zona Euro foi influenciada pelo avanço de 0,7% nas vendas no sector não alimentar e no combustível automóvel. Na União Europeia, o aumento das vendas deveu-se à subida de 1,2% no sector não alimentar, de 0,6% no combustível automóvel.

 

Analisando os dados de Outubro face a período homólogo, a Zona Euro registou um crescimento de 1,4% no comércio a retalho, influenciado pelas subidas de 2,9% no combustível automóvel, de 2,1% do sector não alimentar e de 0,4% de "alimentação, bebidas e tabaco".

 

As vendas na União Europeia cresceram 2% devido ao aumento de 3,1% no sector não alimentar, de 1,7% no combustível automóvel e de 0,9% na "alimentação, bebidas e tabaco".

 

Portugal registou uma subida homóloga de 0,7% no mês de Outubro, a sua quarta subida consecutiva.

 

Olhando por países, os maiores crescimentos foram registados no Luxemburgo (+12,5%), Estónia (+6,9%) e Eslováquia (+6,5%). Já as maiores quedas tiveram lugar em Malta (-3,7%) e Eslovénia (-0,1%).

Ver comentários
Saber mais comércio a retalho vendas a retalho Portugal Zona Euro União Europeia Eurostat
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio