Notícia
Comércio entre países da Zona Euro sobe pelo segundo mês consecutivo
Em julho, as trocas dentro do espaço da moeda única mantiveram alguma recuperação, com uma subida mensal de 0,9%.
Apesar de as trocas comerciais entre os países da Zona Euro se manterem, neste ano, ainda significativamente abaixo dos valores do ano passado, o comércio entre os membros da moeda única manteve em julho, pelo segundo mês consecutivo, melhorias.
Novos dados publicados nesta segunda-feira pelo Eurostat indicam que o comércio dentro da área do euro cresceu 0,9%, em termos mensais, no mês de julho. Já em junho, tinha-se registado uma ligeira variação positiva de 0,1% em relação a maio.
Na comparação com o mesmo mês de um ano antes, o comércio dentro do espaço do euro avançou 4,3% em julho (caía 8,5% em junho, em termos homólogos).
A tendência recente de recuperação, porém, ainda fica longe de compensar as quebras verificadas neste ano. Nos primeiros sete meses deste ano, as trocas comerciais de bens entre os parceiros do euro ainda persistem 4,3% abaixo de igual período do ano passado.
Já relativamente ao comércio com os países fora do espaço da moeda única, as exportações para economias terceiras subiram 0,8% no mês de julho, enquanto as importações avançaram 1,6%, a um ritmo mais rápido.
Face a mês igual do ano passado, as exportações avançaram 10,2% e as importações 4%.
Segundo o Eurostat, o excedente comercial conjunto das economias da moeda única manteve o crescimento, atingindo agora nos primeiros sete meses deste ano 127,7 mil milhões de euros (21,2 mil milhões de euros no mês de julho).