Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Citigroup prevê maior crescimento na economia portuguesa desde 2010

As estimativas do banco de investimento apontam para um crescimento do PIB de 0,9% no segundo trimestre face aos três meses anteriores, o que confirmar-se será a expansão mais acentuada desde o arranque de 2010.

Bloomberg
31 de Julho de 2014 às 14:07
  • 6
  • ...

O Citigroup estima que o produto interno bruto (PIB) de Portugal tenha crescido 0,9% no segundo trimestre deste ano, recuperando face à quebra registada nos primeiros três meses do ano.

 

"Os dados recentes sugerem que a evolução no primeiro trimestre será compensada por uma recuperação no segundo trimestre", diz o Citigroup, destacando que a confirmar-se a sua previsão de crescimento de 0,9%, será a mais elevada desde o primeiro trimestre de 2010.

 

No primeiro trimestre deste ano o PIB de Portugal recuou 0,7% face aos três meses anteriores, com a economia nacional a ser penalizada sobretudo pela evolução das exportações, que foram condicionadas pela paragem da refinaria da Galp em Sines. O Citigroup não avança com estimativas para o crescimnto homólogo do PIB. 

 

"As exportações foram um pouco fracas em Abril e Maio, mas o turismo tem estado muito forte. O consumo privado e o investimento devem continuar a expandir-se em linha com a tendência mais recente", refere o Citigroup. O INE deverá publicar em Agosto a primeira estimativa para o crescimento do PIB no segundo trimestre.

 

Para a totalidade de 2014, o banco de investimento estima que o PIB cresça 1,1%. A estimativa para 2015 aponta para uma expansão de 2%.

 

No relatório com data de ontem, que o Negócios teve acesso, o Citigroup reviu em baixa as suas estimativas para o crescimento da economia mundial, antecipando agora um crescimento de 2,9%, contra os 3% antecipados no mês passado.

 

Quanto ao défice, o Citigroup mantém a estimativa que a meta de 4% seja atingida, "apesar das decisões desfavoráveis do Tribunal Constitucional a algumas medidas de corte de custos".

Ver comentários
Saber mais Citigroup PIB INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio