Notícia
BPI eleva para 2,5% estimativa de crescimento de Portugal
O banco de investimento já tinha admitido que a economia portuguesa deveria crescer acima de 2% este ano. E agora quantifica: 2,5%.
O BPI prevê que "o PIB cresça 2,5%" em 2017, "impulsionado pelo investimento e pelas exportações", revela o banco de investimento num relatório sobre a Península Ibérica publicado esta quarta-feira, 14 de Junho. A anterior previsão era de 1,5%.
Em Maio, o BPI admitia já que a economia crescesse mais de 2%, depois de ter sido revelado, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que o produto interno bruto (PIB) português cresceu 2,8% no primeiro trimestre de 2017, comparativamente com igual período do ano passado, o que representa a melhor variação homóloga em praticamente 10 anos.
O BPI junta-se assim a outras instituições que já reviram em alta as duas previsões para a economia portuguesa, depois de os números do primeiro trimestre terem superado as estimativas. Uma delas foi o Montepio, que vê o PIB de Portugal a crescer 2,5% este ano. Já a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) estima que, se o crescimento económico dos próximos trimestres for em linha com o projectado pelo Governo do Programa de Estabilidade, o PIB vai crescer 2,5% este ano. Já o ISEG vê a economia a crescer entre 2,4% e 2,8% em 2017.
O Fórum para a Competitividade também melhorou a sua estimativa, apontando para uma previsão de crescimento entre 2,4% e 2,8%.
O Presidente da República também já avançou que a economia pode crescer 3,2% este ano. As previsões oficiais do Governo apontam para um crescimento económico de 1,8%, mas Mário Centeno já admitiu que poderá ficar acima de 2%.
Se vier a crescer mais de 2,5%, a economia portuguesa terá o melhor registo anual desde 2000.