Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PIB cai e já está ao nível de 2000

O PIB está a cair consecutivamente há mais de dois anos. Os economistas que contribuem para a "reacção dos economistas" do Massa Monetária colocam a tónica no investimento e na importânica decisiva de uma recuperação da economia europeia.

15 de Maio de 2013 às 16:18
  • ...

A recessão continua. O PIB está cair há mais de dois anos (dez quedas consecutivas da variação trimestral em cadeia e nove vezes na variação homóloga) e a riqueza gerada em Portugal no primeiro trimestre deste ano já está ao nível do que se produzia em 2000.

Os economistas que contribuem para a “reacção dos economistas” do Massa Monetária, um blogue do Negócios, procuram decifrar o caminho da economia portuguesa no arranque do ano. O facto de a economia ter caído menos que no último trimestre de 2012 não surpreende e a evolução do investimento preocupa, sendo destacada por Paula Carvalho, do BPI e Rui Bernardes Serra, do Montepio.

O Núcleo de Estudos de Conjuntura sobre a Economia Portuguesa (NECEP) da Universidade Católica é o mais optimista e pode de facto estar a acontecer “uma melhoria relativa do desempenho económico”, escrevem a sua equipa de economistas, sublinhando a importância decisiva da conjuntura externa para o futuro nacional, o que é também evidenciado por Filipe Garcia da IMF e Rui Serra. 

 

 

Economia com desempenho sem surpresas…mas os detalhes são pouco favoráveis

Paula Carvalho, BPI

 

 

O atual período de recessão já dura há 10 trimestres, encontrando-se o PIB no nível mais baixo desde o 2ºT2000

 

Rui Bernardes Serra, Montepio

 

 

O NECEP acredita que o resultado do 1ºT2013 pode refletir efetivamente uma melhoria relativa do desempenho económico

 

NECEP, Universidade Católica

 

A economia portuguesa só poderá voltar ao crescimento perante uma evolução extraordinariamente positiva do comércio
 
Filipe Garcia, IMF

 

asd

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio