Notícia
10 gráficos que mostram como a saúde financeira das empresas está melhor
A saúde financeira das empresas portuguesas melhorou em toda a linha no ano passado. Estes 10 gráficos mostram como.
O relatório publicado esta semana pelo Banco de Portugal, com os indicadores económico-financeiros das empresas não financeiras privadas, relativos a 2015, mostram uma melhoria assinalável na saúde financeira das companhias portuguesas.
O sector empresarial registou mais lucros, aumentou a rentabilidade, baixou o endividamento, pagou menos juros e reforçou o capital próprio.
São estas as principais conclusões que se podem tirar da série de indicadores que o Banco de Portugal adicionou à sua base de dados. Quase todos dão sinais positivos, sendo que o Negócios escolheu 10 que ilustram essa melhoria (que pode ver na fotogaleria em cima).
Além de melhorarem face a 2014, muitos dos indicadores atingiram mesmo o melhor nível desde 2010, ano anterior ao pedido de assistência financeira que Portugal solicitou aos parceiros europeus e ao FMI.
É o caso do peso dos capitais próprios no activo, da rendibilidade dos capitais próprios e do peso dos lucros e do EBITDA sobre os rendimentos obtidos.
E há mesmo indicadores que estão no melhor nível dos últimos 10 anos, como é o caso do custo da dívida e do peso dos empréstimos sobre o total do activo.
Sinais positivos que apontam para uma inversão de tendência num dos maiores problemas no sector empresarial em Portugal: elevado endividamento e baixa capitalização e rendibilidade.