Notícia
Câmaras vão ter 10 milhões para carros eléctricos
O primeiro concurso para os municípios comprarem carros eléctricos vai ser lançado em Janeiro. As aquisições vão ser financiadas pelo novo Fundo Ambiental.
O Governo vai dar 10 milhões às autarquias portuguesas para comprarem carros eléctricos. O primeiro concurso vai ser lançado em Janeiro e poderão concorrer os municípios interessados em equipar os seus serviços ambientais municipais.
A notícia está a ser avançada pelo Jornal de Notícias esta quarta-feira, 21 de Dezembro, que cita o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
As aquisições vão ser financiadas pelo novo Fundo Ambiental que vai arrancar em Janeiro com uma dotação de 154 milhões de euros. A compra de veículos eléctricos normais será financiada a fundo perdido em 50%.
Já veículos eléctricos específicos (para recolha de resíduos, desentupimento de colectores, corte de relva, limpeza urbana ou varredouras) vão ser financiados a fundo perdido em 75%.
Outro dos projectos apoiados vai ser um projecto piloto de prevenção de incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês, com 3,3 milhões de euros.
Já cinco milhões destinam-se a pagar a dívida dos municípios do interior ao grupo Águas de Portugal, que é quem capta a água na nascente e depois vende às autarquias, que revendem depois a água às famílias e empresas.