Notícia
Sonae traz a Lisboa mundo da inovação pela vida circular: “Queremos agir”
Com os desafios ambientais a ameaçarem gravemente o nosso planeta, o grupo com sede na Maia promove, no final de novembro, o Innovators Forum ’24, que vai reunir especialistas nacionais e internacionais, com projetos pioneiros e experiências concretas da economia circular.
Na última meia dúzia de anos, foram consumidas mais de 500 mil milhões de toneladas de materiais em todo o mundo, quase o equivalente ao consumo total do século XX, sendo que a taxa de materiais reciclados consumidos pela economia global diminuiu de 9,1% em 2018 para 7,2% em 2023.
Em Portugal, segundo os mais recentes dados do Eurostat, a taxa de circularidade era de apenas 2% em 2022, posicionando o país em 24.º lugar entre os 27 Estados-membros da União Europeia, cuja média é de 11,7%.
Numa época em que os desafios ambientais ameaçam gravemente o nosso planeta, a Sonae promove o Innovators Forum ’24, a realizar-se no dia 27 de novembro no Pátio da Galé, em Lisboa, que este ano será dedicado a debater o estado atual da economia circular e explorar caminhos para a inovação e impacto positivo.
"Este fórum irá reunir especialistas nacionais e internacionais de renome, com projetos pioneiros e experiências concretas na área", sublinha a Sonae, em comunicado.
De acordo com o grupo liderado por Cláudia Azevedo, o objetivo do fórum "não é apenas apresentar o estado atual da economia circular, mas também desafiar uma audiência especializada a impulsionar uma transformação positiva e duradoura. ‘Inspirar. Inovar. Impactar’ – este é mote que guiará o Innovators Forum ’24", enfatiza o grupo com sede na Maia.
Entre os oradores "confirmados" desta edição destacam-se Ivone Bojoh, CEO da Circle Economy Foundation, responsável pela edição anual do Circularity Gap Report, Raphaël Masvigner (Circul’R), Marta Brazão (Circular Economy Portugal), Ana Barbosa (Ikea Portugal, Sónia Cardoso (Sonae), Bruno Borges (Worten), Filipa Pantaleão (BCSD Portugal), Anders Åhlén (McKinsey & Co), Carlos Moedas (Câmara Municipal de Lisboa) e Paulo Azevedo (chairman da Sonae).
A organização espera 400 participantes no Innovators Forum’24, que terá também transmissão online.
"Estamos a consumir recursos a um ritmo que o planeta não consegue suportar, sem dar tempo à natureza para se restaurar. Perante este cenário, não temos escolha: ou mudamos radicalmente a forma como utilizamos os recursos naturais ou não haverá futuro", alerta João Günther Amaral, membro da comissão executiva da Sonae.
"Nesta segunda edição do Innovators Forum, queremos agir. Vamos reunir especialistas para discutir soluções práticas e concretas para implementar a circularidade, porque só com uma mudança imediata e colaborativa entre empresas, Governo, academia e sociedade podemos contribuir para uma economia que respeite os limites do planeta", defende João Günther Amaral.
Estima-se que a economia circular possa ajudar a reduzir as emissões atmosféricas em 40%, gerar até dois milhões de empregos e criar um mercado avaliado entre dois e três mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros) até 2026.