Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Poluição no Tejo: Partidos defendem revisão das licenças poluidoras e mais fiscalização

Os partidos com assento parlamentar defendem a revisão das licenças ambientais das empresas que operam no rio, assim como uma maior e mais eficaz fiscalização, avança o jornal Público.

Central eléctrica a carvão da American Electric Power em Winfield, no West Virginia
Bloomberg
06 de Fevereiro de 2018 às 10:10
  • ...
Os partidos representados no Parlamento são unânimes em defender que são necessárias medidas urgentes para reduzir a poluição no rio Tejo, avança o Público esta terça-feira, 6 de Fevereiro.

As medidas que merecem o consenso dos partidos da esquerda à direita são a revisão das licenças ambientais das empresas que operam no rio, reduzindo o valor das autorizações das emissões de descarga, assim como uma maior e mais eficaz fiscalização, escreve o jornal.

O PS aponta que já começou a ter lugar a "remoção da matéria orgânica acumulada no fundo das albufeiras" e defende a "revisão das licenças ambientais das empresas que operam no rio Tejo", segundo o deputado João Torres.

Já o PSD defende que, no imediato, o mais importante é garantir que as empresas cumprem as licenças de descarga que têm", e que devem vir a ser instalados "sistemas de monitorização permanente, quer nos rios quer no interior das fábricas", de acordo com o deputado Duarte Marques.

O Ministério do Ambiente anunciou na segunda-feira o prolongamento por mais 30 dias de todas as medidas provisórias impostas à empresa Celtejo, nomeadamente a redução de 50% do volume diário de descargas e efluentes no rio Tejo.

O inspector-geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Nuno Banza, disse na segunda-feira que foram recolhidas amostras na Celtejo.

No entanto, devido a problemas com um colector automático, somente à quarta tentativa é que foi possível recolher amostras suficientes recorrendo a três inspectores que durante 24 horas estiveram a fazer as recolhas manuais hora a hora.
Ver comentários
Saber mais Governo partidos poluição Ministério do Ambiente rio Tejo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio