Notícia
Os melhores do mundo, segundo a Globe Forum
A organização sueca Globe Forum organiza, hoje e amanhã, a sua Conferência Mundial de Sustentabilidade, em Estocolmo. Nela serão entregues os prémios atribuídos este ano aos melhores casos de sustentabilidade nas quatro modalidades a concurso...
28 de Abril de 2010 às 11:56
A organização sueca galardoa os melhores exemplos de sutentabilidade do mundo
A organização sueca Globe Forum organiza, hoje e amanhã, a sua Conferência Mundial de Sustentabilidade, em Estocolmo. Nela serão entregues os prémios atribuídos este ano aos melhores casos de sustentabilidade nas quatro modalidades a concurso: melhor cidade, melhor acção de comunicação, de pesquisa e melhor inovação. Curitiba foi considerada a cidade mais sustentável do mundo. Os prémio pesquisa, inovação e comunicação foram atribuídos respectivamente à organização indiana Antrix Corporation, à empresa Mas Intimates, do Sri Lanka, e à CLP Holdings, de Hong Kong.
Uma cidade de excelência
O prémio atribuído à cidade mais sustentável do mundo vai ser entregue, no próximo dia 2, ao prefeito da cidade brasileira de Curitiba, Luciano Ducci, numa cerimónia a decorrer no Museu Nórdico de Estocolmo. O objectivo do galardão é destacar cidades de excelência em desenvolvimento urbano sustentável, para fazer delas exemplos positivos para outras zonas urbanas. Além de Curitiba, as finalistas deste ano foram as cidades de Sydney, Austrália; Malmö, Suécia; Múrcia, Espanha; Songpa, Coreia do Sul e Stargard Szczecinski, Polónia.
O prémio deve-se à forma como está delineado o Plano Director Municipal de Curitiba, que define a reorganização do território urbano considerando as bacias de drenagem como unidades base de planeamento e fortalecimento institucional, na procura de processos de desenvolvimento e gestão ambiental transversais e mudanças nos padrões de produção e consumo, reduzindo custos e produção de lixo.
Agricultura com ajuda espacial
O projecto de Karnaka, Índia, desenvolvido pela empresa estatal Antrix Corporation, ISRO, nas bacias hidrográficas de Sujala, usou tecnologia espacial para a sua gestão, de forma a reduzir, sustentadamente, a pobreza em áreas predominantemente de sequeiro, através da melhoria dos sistemas de produção e subsistência em zonas degradadas, fortalecendo a comunidade e o seu regime institucional para uma melhor gestão dos recursos naturais. O projecto incentiva a participação das comunidades na concepção de seu próprio destino e criação das suas prioridades, identificando limitações e chegando às suas próprias soluções para construir um futuro sustentável, com suas próprias mãos e a ajuda de contributos científicos.
A primeira fábrica ecológica
A MAS Intimates Thurulie, do Sri Lanka, é a primeira fábrica ecológica de vestuário construída no mundo. Com o objectivo de virar a cadeia de fornecimento para a sustentabilidade, a Marks & Spencer aliou-se à MAS Intimates, um dos maiores fabricantes asiáticos de roupa intima feminina, para desenhar e construir um modelo de fábrica verde para servir de exemplo. Foi concebido para demonstrar a viabilidade da tecnologia usada e inspirar outros fabricantes a fazer o mesmo.
Comunicar tudo e para todos
A CLP Holdings, de Hong Kong, companhia produtora de energia que opera em vários países, ganhou o prémio devido à sua forma de comunicar e forte presença na internet, para além da integridade que demonstra na divulgação das notícias negativas, tal como o faz com as positivas, em torno dos investimentos que realiza em energias renováveis e na segurança dos seus colaboradores, mantendo uma linguagem simples, de forma a atingir toda a sua vasta audiência.