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O futuro exige uma mobilidade inteligente

Gestão eficiente do tráfego e automóveis ligados à rede serão aspectos cada ves mais importantes

31 de Maio de 2011 às 15:22
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3,3 mil milhões
Mais de metade da população mundial vive hoje em cidades.



Segundo as Nações Unidas, a maior parte da população humana vive em cidades pela primeira vez na história: 3,3 mil milhões de pessoas. A tendência mundial para a urbanização é um dos principais factores determinantes da mobilidade futura, já que a população das cidades cresce mais rápido que as suas infra-estruturas. Em muitos lugares, os problemas fundamentais da mobilidade urbana estão a tornar-se cada vez mais agudos: por um lado, há uma relativa escassez da infra-estrutura urbana necessária para garantir a fluidez do tráfego e, por outro lado, a poluição atmosférica e sonora estão a concentrar-se em espaços confinados.

No entanto, nem todas as cidades são iguais: apesar de muitas se debaterem com problemas semelhantes, não há uma solução única para todos os casos e, certamente, não há soluções simples. Desenvolvê-las implica tomar em consideração as especificidades locais, regionais e nacionais.

A contribuição do Grupo Volks-wagen para a resolução destes desafios de gestão do trânsito abrange, desde a sua diversificada gama de veículos e soluções de mobilidade, às investigações em sistemas de mobilidade e de tráfego. Além do desenvolvimento de veículos ecológicos, é importante aumentar a eficiência do tráfego através do melhor uso possível das infra-estruturas existentes.

O conceito de mobilidade ideal não envolve apenas os veículos ambientalmente mais eficientes, mas também a ligação em rede de automóveis inteligentes com a infra-estrutura, como por exemplo semáforos inteligentes ou centros de gestão do tráfego. Abre-se assim um grande leque de novas possibilidades para a utilização de informações anteriormente indisponíveis, nomeadamente para ajudar no planeamento dos roteiros de viagem. A falta de informação e a excessiva dependência do esforço e atenção dos condutores são, muitas vezes, a causa de desvios desnecessários, congestionamentos e acidentes.

Sistemas de assistência ao condutor, navegação e ligação em rede estão entre as principais tecnologias por detrás de uma série de inovações desenvolvidas pelo Grupo Volkswagen, no contexto de um programa de investigação sobre regulação de tráfego inteligente. No futuro, os veículos Volkswagen, equipados com vários sensores, serão capazes de identificar o ambiente à sua volta e mesmo as condições em que se efectua o trânsito. Os automóveis terão então um horizonte telemático, baseado nas telecomunicações e na informática, e serão capazes de "ver" mais e melhor do que o condutor, mesmo nas curvas.

Além disso, os veículos serão em breve capazes de trocar entre si e com a infra-estrutura rodoviária qualquer tipo de informação. Consequentemente, a entidade gestora poderá gerir as zonas congestionadas de forma mais flexível e os condutores recomendar ou receber sugestões de rotas alternativas directamente de outros utentes da estrada.

Um exemplo do futuro tornado realidade, já disponível em modelos Volkswagen, é o sistema Automatic Distance Control. Este sistema controla a distância, velocidade e aceleração em função da distância para o veículo da frente, ajudando o condutor a manter uma condução suave até em situações de tráfego intenso. Os benefícios são múltiplos: menos congestionamento no trânsito, redução do impacto ambiental e tempos de viagem reduzidos.

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