Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

APED faz "balanço" positivo da taxa sobre os sacos plásticos

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) faz um "balanço positivo" sobre a introdução da taxa sobre os sacos plásticos leves, mas a Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP) diz que ainda é cedo para tirar conclusões.

Bruno Simão
14 de Março de 2015 às 14:37
  • ...

A taxa sobre os sacos plásticos leves entrou em vigor a 15 de Fevereiro e um mês depois o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, destaca o "balanço muito positivo" da aplicação da lei, tal como a APED.

 

"O balanço efectuado entre o universo de associados APED é bastante positivo e está em linha com os objectivos ambientais traçados pelo Governo", refere a APED, numa nota enviada à Lusa.

 

"Registou-se efectivamente uma acentuada redução de consumo de sacos de plástico, mostrando uma rápida adaptação do consumidor português a esta nova realidade, o que certamente trará impactos ambientais positivos", refere a APED.

 

"A sustentabilidade ambiental sempre foi, aliás, uma preocupação do sector da distribuição e a APED foi pioneira na adopção de práticas de consumo sustentável, nomeadamente no que diz respeito a sacos de transporte de compras, como se pode verificar pela imensa diversidade de oferta ao consumidor", conclui a APED.

 

Já a APIP considera que "ainda é cedo para se poder tirar conclusões".

 

"As grandes empresas acabaram com os sacos leves e algumas estão a perder mercado", disse a directora da APIP, Isabel Ferreira da Costa.

 

Há casos em que as empresas estão com "as linhas de produção em 'standby' [em espera], sem saberem se voltam a trabalhar" ou se os clientes vão voltar a fazer encomendas, adiantou.

Atravessa-se "um período de expectativa" no sector, mas uma coisa é certa para a APIP, as empresas "foram prejudicadas" pela aplicação da taxa sobre os sacos plásticos leves num curto prazo de tempo, acrescentou.

 

Ver comentários
Saber mais Jorge Moreira da Silva Isabel Ferreira da Costa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio