Notícia
Reestruturação de créditos na mira do supervisor
As inspecções especiais aos activos dos bancos vão incidir este ano sobre "a reestruturação de créditos e a recuperação de activos", adianta o relatório da Comissão Europeia sobre a sétima avaliação da troika.
Este será o terceiro ano em que os oito maiores bancos portugueses vão ser alvo de avaliações extraordinárias solicitadas pelo Banco de Portugal e realizado por auditores independentes, processo que terá de estar concluído até ao final de Outubro.
Em 2011, as inspecções incidiram sobre os 50 maiores clientes de cada instituição financeira, enquanto no ano passado estiveram na mira do supervisor os créditos à construção e à promoção imobiliária.
Este ano, o objectivo é "garantir que o sistema bancário tem condições efectivas para acomodar o ajustamento de balanço do sector privado, envolvendo os devedores problemáticos de forma atempada, antes que a sua viabilidade financeira fique posta em causa".
A avaliação vai ainda incidir sobre os modelos de concessão de crédito, para comparar os métodos internos de gestão do risco com as melhores práticas internacionais e detectar eventuais necessidades de melhoria.