Notícia
Comissão Europeia espera conclusão da 7ª avaliação esta tarde
Vítor Gaspar irá apresentar resultados dos trabalhos esta tarde no Eurogrupo, devendo dar-se por concluída a avaliação
A sétima avaliação ao programa de ajustamento português deverá ficar concluída hoje. Essa é pelo menos a expectativa da Comissão Europeia, depois das negociações de ontem no Governo terem permitido fechar um acordo sobre as medidas de austeridade para 2013 e 2014. A dividir o Governo esteve essencialmente a oposição do CDS à aplicação de uma “TSU sobre pensionistas”.
“As equipas da troika tiveram discussões muito construtivas e produtivas com as autoridades portuguesas em Lisboa na semana passada e voltaram às suas bases”, escreveu numa resposta ao Negócios Simon O’Connor, porta-voz de Olli Rehn, vice-presidente da Comissão e Comissário para os assuntos económicos e financeiros. “O Governo teve mais discussões ontem e esperamos que o Sr. Gaspar apresente as conclusões ao Eurogrupo esta tarde”, continuou, para afirmar que “depois da apresentação esperamos que estejam reunidas as conclusões para que se possa concluir a sétima avaliação”.
O Negócios questionou o FMI sobre avaliação ao programa de ajustamento, mas ainda não obteve resposta.
O CDS, que se tinha manifestado contra a inclusão de uma medida que passa pela aplicação de uma taxa sobre todas as pensões – baptizada de “TSU dos pensionistas” – acabou por ceder perante a posição da troika que exigiu alternativas credíveis para poder substituir esta taxa que rende 436 milhões de euros. O CDS diz que continuará à procura de alternativas até ao Orçamento do Estado para o próximo ano.