Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Vamos ser obrigados a dizer Bharat?

A Índia poderá tornar-se em breve “Bharat”. Foi assim que o país asiático se identificou na última cimeira do G20. Ao longo da história, houve várias nações que mudaram de nome. Umas para virar a página do colonialismo, outras depois de um realinhamento das suas fronteiras. Os continentes africano e asiático são terrenos férteis para alterações na toponímia. Mas algumas mudanças aconteceram recentemente e aqui bem perto, na Europa. Afinal de contas, o que leva hoje um país a mudar de nome?
Filipa Lino 16 de Setembro de 2023 às 11:00

A placa em frente do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, na mesa do G20, onde se lia "Bharat", não deixou dúvidas. Há uma mudança em curso na Índia que vai abranger até a forma como o país se quer denominar. O fórum das maiores economias globais funcionou como uma montra para revelar ao mundo esse desígnio.

 

O Governo indiano tem vindo a adotar o nome "Bharat" – que consta na Constituição do país desde 1950 e que tem a sua raiz nos texto sagrados do hinduísmo –, e a imprensa nacional acredita que o objetivo do executivo é formalizá-lo em breve no Parlamento, como designação oficial do país.  

Por que quer Modi mudar o nome da Índia? Há quem aponte razões anticolonialistas. Uma necessidade de dissolver as memórias e as marcas do império britânico. Mas será mesmo um corte com um passado?

Ver comentários
Saber mais Índia Bharat países nomes G20 história colonialismo nacionalismo religião eleições política fronteiras conflitos Bruno Cardoso Reis Álvaro Vasconcelos Margarita Correia
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio