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Porsche Panamera Diesel vitaminado

A partir do próximo mês de Janeiro, a Porsche substitui o motor de 250cv do Panamera Diesel por outro seis cilindros em V, de 3.0 litros, mais vitaminado

28 de Dezembro de 2013 às 10:01
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€110.431

 

Características

 

Porsche Panamera Diesel


Motor: 6 cilindros em V, 4 válvulas por cilindro, turbo, intercooler, injecção directa, start/stop, ferro/alumínio, dianteiro longitudinal
Cilindrada: 2.967cc
Potência máx.: 300cv às 4.000rpm
Binário máx.: 650Nm /1.750-2.500rpm
Velocidade máxima: 259km/h
Aceleração 0-100km/h: 6,0 segundos
Transmissão: automática Tiptronic de 8 velocidades
Tracção: traseira
Consumo médio: 6,4 litros/100km
Consumo urbano: 7,7 litros/100km
Consumo extra-urbano: 5,6 litros/100km
Emissões CO2: 169g/km (Euro V)

 


A partir do próximo mês de Janeiro, a Porsche substitui o motor de 250cv do Panamera Diesel por outro seis cilindros em V, de 3.0 litros, mais vitaminado: com 300cv tem mais 20 por cento de potência que o seu antecessor.


Esta nova versão do Panamera Diesel contempla já as alterações estéticas introduzidas em toda a gama do modelo em meados deste ano. A segunda geração do Panamera II distingue-se na parte frontal pelas entradas de ar de maiores dimensões. De perfil, o pára-brisas mais recuado cria uma silhueta mais extensa. A traseira foi redesenhada incluindo um óculo mais largo.


Mecanicamente, para além dos 50cv suplementares do novo propulsor, também o binário máximo aumenta de 550Nm para os 650Nm. A aceleração é agora mais rápida oito décimos de segundo, o que significa que o novo modelo cumpre os 0 aos 100 km/h em 6,0 segundos, enquanto a velocidade máxima melhorou para os 259 km/h quando comparada com os 244 km/h do anterior modelo.


Os desempenhos dinâmicos do Panamera Diesel também foram optimizados. O modelo passa a equipar de série, e pela primeira vez, o diferencial traseiro autoblocante Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), que até agora estava reservado para os modelos a gasolina. A transmissão e o chassis também foram objecto de várias afinações.


Segundo a Porsche, o que resta do anterior motor de 250cv do Panamera Diesel são apenas as suas dimensões. As partes móveis em particular, tais como as cambotas e os pistões, foram totalmente redesenhadas e dimensionadas para impulsionar a potência.


Pela primeira vez, a Porsche também combinou este novo motor com um turbocompressor arrefecido por água, que consegue um maior débito de ar e uma pressão mais elevada que chega aos 3 bar (anteriormente era de 2,5 bar). Ao mesmo tempo que a potência sobe para os 300cv às 4.000 rpm, os 650Nm de binário também estão disponíveis numa faixa de regimes mais baixos - entre as 1.750rpm e as 2.500rpm.

 

Diferencial traseiro autoblocante
Na conversão de toda esta potência em tracção, o PTV Plus é de importância fundamental. O sistema compreende um diferencial traseiro autoblocante controlado electronicamente e totalmente variável, com intervenções de travagem individuais nas rodas traseiras. A velocidades baixas e moderadas o PTV Plus melhora a agilidade e a precisão da direcção; a velocidades elevadas e em aceleração à saída das curvas, oferece uma melhor estabilidade dinâmica. Como resultado, o novo Panamera Diesel consegue lidar com cargas de reboque de até 2.600kg sem esforço, o que significa que está mais apto do que o seu antecessor no reboque de atrelados.


As características do novo motor também permitiram uma afinação diferente da caixa de velocidades. Para reduzir o consumo de combustível e melhorar o conforto, especialmente a velocidades elevadas, as relações da caixa estão mais longas, o que quer dizer que o novo Panamera Diesel utiliza rotações mais baixas do motor para alcançar a mesma velocidade que o anterior modelo.


Com o novo motor, o Panamera Diesel, consegue, no ciclo combinado, um consumo de 6,4 litros/100km (contra 6,5 do antecessor), que é equivalente a 169g/km de CO2. Para além disso, as relações da caixa Tiptronic S de oito velocidades, são mais curtas da primeira à quarta relação, oferecendo um maior poder de aceleração. Este incremento de prestações também é evidente na agilidade: as barras estabilizadoras dianteira e traseira são mais rígidas, concedendo ao Panamera Diesel uma dinâmica mais desportiva.


O preço deste novo Panamera Diesel é de 110.431 euros, mais 3.260 euros que a anterior versão de 250cv que custava 106.171euros. Até foram vendidas mais de 9.000 unidades Panamera Diesel, 216 das quais em Portugal.

 

Negócios em Valência, a convite da Porsche Ibérica

 

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