Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

O novo museu de Lisboa é uma casa para o colecionismo privado

O Museu de Arte Contemporânea Armando Martins (MACAM) abre este fim de semana ao público e é a realização de um sonho do promotor imobiliário Armando Martins, que construiu a sua coleção ao longo de 50 anos. Situado no Palácio dos Condes da Ribeira Grande, um edifício histórico do século XVIII, o MACAM tem integrado um hotel de cinco estrelas, cujas receitas reverterão para financiar a instituição e adquirir novas obras. Uma das galerias será dedicada a expor obras de outros colecionadores privados que não tenham um espaço próprio para as suas coleções.
Filipa Lino e Vítor Mota - Fotografia 22 de Março de 2025 às 11:00

"Muitas das obras que estão expostas, eu já não as via há 20 ou 25 anos. Não fazia sentido tê-las escondidas em armazéns". Foi assim que Armando Martins, presidente honorário do Grupo Fibeira, explicou aos jornalistas o que o motivou a ser um dos poucos colecionadores portugueses de arte que têm um museu para mostrar a sua coleção.

O Museu de Arte Contemporânea Armando Martins (MACAM) abre este sábado ao público na Rua da Junqueira, no Palácio Condes da Ribeira Grande, no dia de aniversário do fundador. A data é também emblemática, porque foi a 22 de março de 1974, quando fez 25 anos, que comprou a sua primeira obra, um quadro de Rogério Ribeiro, que está exposto na sala do museu dedicada ao colecionador, onde é feito o seu resumo biográfico.

Foi com 18 anos que começou por comprar serigrafias com um amigo. A ligação à arte foi crescendo até que, em 2007, comprou com capitais próprios o Palácio dos Condes da Ribeira Grande, um edifício histórico do século XVIII, com o sonho de abrir um museu para mostrar a sua coleção. Foram precisos 18 anos para o concretizar.

Ver comentários
Saber mais MACAM Armando Martins museu arte contemporânea coleção hotel artistas Adelaide Ginga Grupo Fibeira turismo coleções privadas
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio