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Novo A8 com tecnologia Matrix LED

Quatro anos depois da sua chegada ao mercado, a quarta geração do Audi A8, navio-almirante da marca alemã, teve direito a um ligeiro "restyling", que foi aproveitado para a introdução de novos equipamentos tecnológicos e sistemas de assistência à condução

Negócios 21 de Dezembro de 2013 às 10:03
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€109.100*

 

Características

 

Audi A8, 3.0 V6 TDI (versão curta)


Motor: Diesel de 6 cilindros em V, 4 válvulas por cilindro, turbo VGT, intercooler, injecção directa, start/stop
Cilindrada: 2.967cc
Potência máx.: 258cv /4.000-4.250rpm
Binário máx.: 580Nm /1.750-2.500rpm
Velocidade máxima: 250km/h (limitada)
Aceleração 0-100km/h: 5,9 segundos
Transmissão: Tiptronic de 8 velocidades
Tracção: permanente quattro, diferencial central autoblocante, sistema de controlo de tracção ASR; programa electrónico de estabilidade ESP
Consumo médio: 5,9 litros/100km
Consumo urbano: 7,3 litros/100km
Consumo extra-urbano: 5,1 litros/100km
Emissões CO2: 155g/km (Euro VI)


*Preço tabela final: €109.710

 

 

Quatro anos depois da sua chegada ao mercado, a quarta geração do Audi A8, navio-almirante da marca alemã, teve direito a um ligeiro "restyling", que foi aproveitado para a introdução de novos equipamentos tecnológicos e sistemas de assistência à condução, sem esquecer os numerosos equipamentos de conforto próprios de uma berlina "premium". Contudo, uma das grandes novidades são mesmo os novos faróis que a Audi designa por Matrix LED, um sistema que tem a particularidade de iluminar a estrada de forma optimizada, sem encandear os restantes veículos. Os faróis Matrix LED da Audi emitem uma luz permanente de "máximos" de grande alcance, que se ajusta em função do tráfego.


O sistema é capaz de detectar simultaneamente várias fontes de luz de veículos que circulam à frente ou em sentido oposto e, automaticamente, através da desactivação de alguns dos LED que compõem cada farol (25 díodos agrupados de 5 em 5), reduzir a intensidade das luzes e evitar o encadeamento, mas mantendo o resto da estrada bem iluminado.


A tecnologia Matrix LED está ainda associada a outras funções de segurança, como é o caso do opcional assistente de visão nocturna, para detectar a presença de peões ou animais. Quando detecta uma pessoa numa zona considerada crítica à frente do veículo, os faróis emitem três "flashes" sucessivos e dirigidos para o peão detectado, alertando, ao mesmo tempo, quer o peão, quer o condutor.


O novo sistema de iluminação é opcional (2.895 euros), mas faz parte do equipamento de série da versão A8 L W12.


Versões de carroçaria e Motores
Com um comprimento de 5,14 metros, o A8 está também disponível com carroçaria longa (5,27m). As duas variantes oferecem uma bagageira com 520 litros de capacidade.


Os melhoramentos exteriores agora realizados no A8, embora pouco perceptíveis, conferiram ao conjunto um ar mais elegante e desportivo. Grelha dianteira, tampa do motor, grupos ópticos e farolins traseiros são alguns dos pontos que sofreram alterações. A carroçaria, quase toda construída em alumínio e materiais ultraleves, também foi aligeirada e o A8 pesa agora apenas 1.820kg, o que beneficia e os consumos e a dinâmica.


No interior, espaçoso e de aspecto luxuoso e requintado, como é tradição no A8, os acabamentos e materiais são de alta qualidade. Para além dos novos equipamentos, a marca disponibiliza uma larga gama de opcionais.


Com preços entre os 103.710 e os 196.210 euros, o novo A8 está disponível com dois blocos a gasolina - 3.0 TFSI com 310cv e o 4.0 TFSI V8 biturbo com 435cv -, e dois diesel: o popular 3.0 TDI 'clean diesel' com 258cv e o V8 4.2 TDI 'clean diesel' com 850Nm de binário e 385cv. Na sua maioria, as prestações aumentaram e a eficiência melhorou.


Além das variantes clássicas, a Audi propõe ainda três modelos adicionais. O A8 "hybrid" combina um bloco 2.0 TFSI com um motor eléctrico, produzindo uma potência conjunta de 245cv. Consome, em média, 6,2 litros de combustível aos 100 km.


O modelo de topo é Audi A8 L W12 quattro, somente em versão longa. O motor a gasolina de 6.3 litros assegura uma potência de 500cv.


E, por fim, o desportivo S8. Com uma potência de 520cv, acelera dos 0-100 km/h em 4,1 segundos. O consumo médio de combustível é de 9,6 litros aos 100 km, a que correspondem emissões de CO2 de 225g/km. O chassis e muitos detalhes da carroçaria reflectem o carácter desportivo desta versão S8.


Toda a gama está equipado com transmissão automática tiptronic de oito velocidades controlada electronicamente e acoplada com a tracção integral permanente quattro. A Audi também oferece, como opcional, o diferencial traseiro desportivo, que distribui activamente a força motriz entre as rodas traseiras. O diferencial traseiro desportivo é de série no S8 e no A8 4.2 TDI quattro 'clean diesel'.

 


Negócios em Düsseldorf, a convite da SIVA

 

 

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