Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Maria João Guardado Moreira: Tenho dúvidas sobre a necessidade de um Estatuto da Pessoa Idosa

O Parlamento aprovou em janeiro o Estatuto da Pessoa Idosa, que aguarda agora regulamentação. Maria João Guardado Moreira, especialista em envelhecimento social e demográfico, considera que o documento é sobretudo “uma coletânea de legislação”. A coordenadora do mestrado em Gerontologia Social do Instituto Politécnico de Castelo Branco e da Unidade de Investigação Interdisciplinar - Comunidades Envelhecidas Funcionais/Age.Comm, defende a aposta numa educação para o envelhecimento como forma de combater o idadismo e ajudar as pessoas a prepararem a reforma.
Filipa Lino e Nuno André Ferreira - Fotografia 14 de Fevereiro de 2025 às 11:00

O Parlamento aprovou em janeiro o Estatuto da Pessoa Idosa, que aguarda agora regulamentação. Maria João Guardado Moreira, especialista em envelhecimento social e demográfico, considera que o documento é sobretudo "uma coletânea de legislação" e até pode ser um "fator de estigmatização" ao passar a ideia errada de que todos os idosos precisam de ser cuidados. A coordenadora do mestrado em Gerontologia Social do Instituto Politécnico de Castelo Branco e da Unidade de Investigação Interdisciplinar - Comunidades Envelhecidas Funcionais/Age.Comm, defende a aposta numa educação para o envelhecimento como forma de combater o idadismo e ajudar as pessoas a prepararem a reforma. Os mais velhos devem ser ouvidos e envolvidos nas políticas que lhes dizem respeito, ressalva a académica. Os decisores pensam que sabem o que os idosos precisam. Mas nem sempre é assim.


Ver comentários
Saber mais Maria João Guardado Moreira envelhecimento reforma idadismo Estatuto da Pessoa Idosa Age.Comm educação lares autarquias idosos esperança de vida saúde política
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio