Notícia
Nissan: Ofensiva “crossover”
A Nissan está empenhada em potenciar ainda mais toda a sua gama de “crossovers”, com o objectivo de manter a liderança do segmento tanto em vendas como na oferta de variantes.
24 de Outubro de 2015 às 12:30
Características
€19.850
Nissan Juke N-Connecta DIG-T, nível de acabamento Essence
Motor: gasolina, 4 cil. em linha, 16 válvulas, turbo, injecção directa, sistema start&stop
Cilindrada: 1.197cc
Potência: 115cv às 4.500rpm
Binário: 190Nm às 2.000rpm
Velocidade máxima: 178km/h
Aceleração máx.: 10,8s 0-100km/h
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo urbano: 6,9l/100km
Cons. extra-urbano: 5,6l/100km
Consumo médio: 6,0l/100km
Emissões CO2: 129g/km (Euro VI)
Foi a primeira marca a apostar forte nesta categoria de viaturas - os "crossovers" -, com o lançamento do Qashqai, em 2007, e também aquela que melhor tem sabido tirar partido dessa nova moda, com três propostas distintas para os diferentes segmentos do mercado.
Como pioneiro, o Nissan Qashqai continua a ser o campeão das vendas, mas o "irmão" mais pequeno, o Juke, também tem tido bom desempenho, tal como o X-Trail, que se posiciona acima destes dois e que oferece até sete lugares.
Uma das novidades da actual ofensiva "crossover" da Nissan é introdução da versão Juke N-Connecta, que se distingue pelo seu equipamento, que inclui de série chave inteligente e botão de arranque, sensores de luz e chuva, câmara de visão traseira e espelhos retrovisores aquecidos e rebatíveis. Além disso, equipa também o NissanConnect de última geração, que oferece "smartphone" com acesso a uma variedade de aplicações, de plataformas de redes sociais ao entretenimento, através de um ecrã táctil a cores de 5,8 polegadas.
Mecanicamente, o Juke N-Connecta é proposto com três motores, sendo dois deles a gasolina: o 1.2 DIG-T, de 115cv, com caixa manual de seis velocidades (€19.850), e o antigo 1.6i de 117cv, agora associado à revista caixa automática Xtronic (€21.250). A oferta completa-se com o turbodiesel 1.5 dCi de 110cv, também com caixa manual de seis relações (€23.350). A seguir vem o Nissan Juke Nismo RS, que é a versão mais desportiva da gama, equipada com o motor turbo a gasolina 1.6 DIG-T, que na variante 4x2 debita 218cv (na 4x4 tem menos 4cv e caixa automática), e com caixa manual de seis velocidades.
Em relação ao resto da gama, esta versão mais desportiva (na foto acima), identifica-se pela menor distância da carroçaria ao solo e pelos logótipos Nismo tanto à frente, na grelha, como atrás, e ainda pelo interior mais requintado: bancos desportivos, volante forrado a alcântara, etc.
Nos dois restantes "crossovers", resta acrescentar a introdução, tanto no Qashqai como no X-Trail, do novo motor turbo a gasolina 1.6 DIG-T de 163 cv, associado a uma caixa manual de seis velocidades. Porém, este motor a gasolina não terá qualquer significado para o nosso mercado, pelo simples facto dos portugueses privilegiarem os motores a gasóleo.
Para conhecer as novidades da Nissan, tivemos a oportunidade de percorrer alguns quilómetros, entre a cidade suíça de Genebra e a estância francesa de ski de Megève, ao volante dos três modelos e comprovar o bom desempenho do novo 1.6 DIG-T, quer no Qashqai quer no X-Trail. Mas o destaque vai, naturalmente, para o prazer de condução proporcionado pelo Juke Nismo RS.
Negócios em Megève, a convite da Nissan
€19.850
Motor: gasolina, 4 cil. em linha, 16 válvulas, turbo, injecção directa, sistema start&stop
Cilindrada: 1.197cc
Potência: 115cv às 4.500rpm
Binário: 190Nm às 2.000rpm
Velocidade máxima: 178km/h
Aceleração máx.: 10,8s 0-100km/h
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo urbano: 6,9l/100km
Cons. extra-urbano: 5,6l/100km
Consumo médio: 6,0l/100km
Emissões CO2: 129g/km (Euro VI)
Foi a primeira marca a apostar forte nesta categoria de viaturas - os "crossovers" -, com o lançamento do Qashqai, em 2007, e também aquela que melhor tem sabido tirar partido dessa nova moda, com três propostas distintas para os diferentes segmentos do mercado.
Como pioneiro, o Nissan Qashqai continua a ser o campeão das vendas, mas o "irmão" mais pequeno, o Juke, também tem tido bom desempenho, tal como o X-Trail, que se posiciona acima destes dois e que oferece até sete lugares.
Uma das novidades da actual ofensiva "crossover" da Nissan é introdução da versão Juke N-Connecta, que se distingue pelo seu equipamento, que inclui de série chave inteligente e botão de arranque, sensores de luz e chuva, câmara de visão traseira e espelhos retrovisores aquecidos e rebatíveis. Além disso, equipa também o NissanConnect de última geração, que oferece "smartphone" com acesso a uma variedade de aplicações, de plataformas de redes sociais ao entretenimento, através de um ecrã táctil a cores de 5,8 polegadas.
Mecanicamente, o Juke N-Connecta é proposto com três motores, sendo dois deles a gasolina: o 1.2 DIG-T, de 115cv, com caixa manual de seis velocidades (€19.850), e o antigo 1.6i de 117cv, agora associado à revista caixa automática Xtronic (€21.250). A oferta completa-se com o turbodiesel 1.5 dCi de 110cv, também com caixa manual de seis relações (€23.350). A seguir vem o Nissan Juke Nismo RS, que é a versão mais desportiva da gama, equipada com o motor turbo a gasolina 1.6 DIG-T, que na variante 4x2 debita 218cv (na 4x4 tem menos 4cv e caixa automática), e com caixa manual de seis velocidades.
Em relação ao resto da gama, esta versão mais desportiva (na foto acima), identifica-se pela menor distância da carroçaria ao solo e pelos logótipos Nismo tanto à frente, na grelha, como atrás, e ainda pelo interior mais requintado: bancos desportivos, volante forrado a alcântara, etc.
Nos dois restantes "crossovers", resta acrescentar a introdução, tanto no Qashqai como no X-Trail, do novo motor turbo a gasolina 1.6 DIG-T de 163 cv, associado a uma caixa manual de seis velocidades. Porém, este motor a gasolina não terá qualquer significado para o nosso mercado, pelo simples facto dos portugueses privilegiarem os motores a gasóleo.
Para conhecer as novidades da Nissan, tivemos a oportunidade de percorrer alguns quilómetros, entre a cidade suíça de Genebra e a estância francesa de ski de Megève, ao volante dos três modelos e comprovar o bom desempenho do novo 1.6 DIG-T, quer no Qashqai quer no X-Trail. Mas o destaque vai, naturalmente, para o prazer de condução proporcionado pelo Juke Nismo RS.
Negócios em Megève, a convite da Nissan