Notícia
BMW X5 xDrive40e: Sustentável
Em nome da sustentabilidade e da mobilidade urbana, a tecnologia híbrida continua a impor-se. A mais recente proposta do mercado é o BMW X5 xDrive40e, que debita 313cv de potência combinada.
19 de Dezembro de 2015 às 14:12
Características
79.300€
BMW X5 xDrive40e
Sistema: híbrido eléctrico plug-in
Potência combinada: 313cv
Motor de combustão: gasolina, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, duplo turbo, injecção directa
Cilindrada: 1.997cc
Potência: 245cv (5.000-6.500rpm)
Binário: 350Nm (1.250-4.800rpm)
Motor eléctrico: potência máxima 113cv às 3.170rpm; binário 250Nm
Velocidade máxima: 210km/h
Vel. máx (eléctrico): 120km
Aceleração máx.: 10,8s 0-100km/h
Tracção: integral
Transmissão: auto 8 velocidades
Consumo médio: 3,3l/100km
Emissões CO2: 77g/km (Euro VI)
O novo BMW X5 xDrive40e é uma versão do utilitário-desportivo da marca alemã que, à semelhança do i3 e do i8, utiliza um sistema de propulsão híbrido eléctrico "plug-in".
Já à venda no mercado nacional, o X5 xDrive40e combina um motor eléctrico de 83 kw (113cv), integrado na caixa automática de oito velocidades, com um biturbo de 2.0 litros a gasolina, com 245cv de potência máxima. As baterias podem ser carregadas através de uma "wallbox", fornecida pela BMW, numa tomada da rede eléctrica doméstica ou nos postos públicos de carregamento.
Não obstante os 313cv de potência máxima combinada debitados pelo sistema de propulsão, os consumos em ciclo misto anunciados pelo fabricante situam-se nuns simpáticos 3,3 litros aos 100 km, um valor interessante para um veículo com mais de duas toneladas de peso e tracção permanente às quatro rodas.
Se na aparência exterior não há diferenças a assinalar, salvo na ficha para ligação à tomada de corrente eléctrica, no interior mantém-se o requinte e o conforto a que a marca já habituou os seus clientes. As mudanças são apenas questões de pormenor, como a instrumentação adaptada para dar ao condutor informação sobre o estado das baterias, complementada com os dados relativos ao funcionamento do sistema híbrido, como o carregamento das baterias ou a recuperação de energia na travagem e desaceleração, disponíveis para consulta no ecrã situado no painel de bordo, que serve igualmente para funções como a navegação, o áudio, etc.
Três modos de funcionamento estão disponíveis: Auto eDrive, Max eDrive e Save Battery. Na primeira das opções, talvez a mais comum, os motores eléctrico e térmico trabalham em conjunto de forma a tornarem a condução o mais eficiente possível, mas com o primeiro deles a sobrepor-se ao segundo sempre que seja necessário, por exemplo, quando se circula a baixa velocidade.
O Max eDrive é o modo 100% eléctrico, ideal para percursos citadinos. A autonomia teórica é de 31km com as baterias totalmente carregadas e pode atingir os 120km/hora.
Finalmente, o Save Battery permite conservar a carga mínima das baterias para ser utilizada mais tarde, sendo a situação típica de utilização de apenas o motor a gasolina, em estrada, e guardar a autonomia eléctrica para a circulação urbana.
Num trajecto entre Amesterdão e Roterdão, alternando em vários tipos de estrada, comprovamos as virtudes do novo X5 xDrive40e. Se a andar na cidade reina o silêncio na deslocação, no resto são as transições absolutamente suaves e a resposta dos motores, em conjunto ou em separado, a proporcionarem uma condução de total despreocupação.
Negócios em Roterdão, a convite da BMW
79.300€
Sistema: híbrido eléctrico plug-in
Potência combinada: 313cv
Motor de combustão: gasolina, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, duplo turbo, injecção directa
Cilindrada: 1.997cc
Potência: 245cv (5.000-6.500rpm)
Binário: 350Nm (1.250-4.800rpm)
Motor eléctrico: potência máxima 113cv às 3.170rpm; binário 250Nm
Velocidade máxima: 210km/h
Vel. máx (eléctrico): 120km
Aceleração máx.: 10,8s 0-100km/h
Tracção: integral
Transmissão: auto 8 velocidades
Consumo médio: 3,3l/100km
Emissões CO2: 77g/km (Euro VI)
O novo BMW X5 xDrive40e é uma versão do utilitário-desportivo da marca alemã que, à semelhança do i3 e do i8, utiliza um sistema de propulsão híbrido eléctrico "plug-in".
Já à venda no mercado nacional, o X5 xDrive40e combina um motor eléctrico de 83 kw (113cv), integrado na caixa automática de oito velocidades, com um biturbo de 2.0 litros a gasolina, com 245cv de potência máxima. As baterias podem ser carregadas através de uma "wallbox", fornecida pela BMW, numa tomada da rede eléctrica doméstica ou nos postos públicos de carregamento.
Não obstante os 313cv de potência máxima combinada debitados pelo sistema de propulsão, os consumos em ciclo misto anunciados pelo fabricante situam-se nuns simpáticos 3,3 litros aos 100 km, um valor interessante para um veículo com mais de duas toneladas de peso e tracção permanente às quatro rodas.
Se na aparência exterior não há diferenças a assinalar, salvo na ficha para ligação à tomada de corrente eléctrica, no interior mantém-se o requinte e o conforto a que a marca já habituou os seus clientes. As mudanças são apenas questões de pormenor, como a instrumentação adaptada para dar ao condutor informação sobre o estado das baterias, complementada com os dados relativos ao funcionamento do sistema híbrido, como o carregamento das baterias ou a recuperação de energia na travagem e desaceleração, disponíveis para consulta no ecrã situado no painel de bordo, que serve igualmente para funções como a navegação, o áudio, etc.
Três modos de funcionamento estão disponíveis: Auto eDrive, Max eDrive e Save Battery. Na primeira das opções, talvez a mais comum, os motores eléctrico e térmico trabalham em conjunto de forma a tornarem a condução o mais eficiente possível, mas com o primeiro deles a sobrepor-se ao segundo sempre que seja necessário, por exemplo, quando se circula a baixa velocidade.
O Max eDrive é o modo 100% eléctrico, ideal para percursos citadinos. A autonomia teórica é de 31km com as baterias totalmente carregadas e pode atingir os 120km/hora.
Finalmente, o Save Battery permite conservar a carga mínima das baterias para ser utilizada mais tarde, sendo a situação típica de utilização de apenas o motor a gasolina, em estrada, e guardar a autonomia eléctrica para a circulação urbana.
Num trajecto entre Amesterdão e Roterdão, alternando em vários tipos de estrada, comprovamos as virtudes do novo X5 xDrive40e. Se a andar na cidade reina o silêncio na deslocação, no resto são as transições absolutamente suaves e a resposta dos motores, em conjunto ou em separado, a proporcionarem uma condução de total despreocupação.
Negócios em Roterdão, a convite da BMW