Notícia
Automóveis no Weekend: Mazda6 / Mazda CX-5
Com a actualização do Mazda 6 e do CX-5, o construtor japonês prossegue a renovação de toda a sua gama, num ano de grandes lançamentos como o Mazda2, o CX3 e o carismático 'roadster' MX-5.
- 1
- ...
Mazda6: Evolução tecnológica
Características
€34.825
Mazda6 2.2 Skyactiv-D 150cv, 4 portas, Essence (entrada de gama)
Motor: Gasóleo, 4 cil., 16 válvulas, turbo, injecção directa, start/stop
Cilindrada: 2.191cc
Potência: 150cv às 4.500rpm
Binário: 380Nm (1.800-2.600rpm)
Velocidade máxima: 210km/h
Aceleração máx.: 9,1s 0-100km/h
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo misto: 3,9l/100km
Consumo urbano: 4,7l/100km
Consumo extra-urbano: 3,4l/100km
Emissões CO2: 104g/km (Euro VI)
O Mazda6, porta-estandarte do construtor japonês, e o utilitário-desportivo CX-5, campeão de vendas da marca na Europa, estão mais actuais, mais modernos, mais eficientes e melhor preparados para enfrentar o ano de 2015 que se adivinha de grandes expectativas, em termos de vendas, para a Mazda, depois de dois anos consecutivos de assinalável crescimento. E motivos não faltam!
Já com as novas gerações Mazda2 e Mazda3 no mercado, e agora com os renovados Mazda6 e o CX-5 (ver texto ao lado), em início de comercialização, a agenda do construtor guarda ainda mais duas novidades para os próximos meses: o pequeno CX-3 e o carismático 'roadster' MX-5. Em comum, para além do logótipo da marca, todos partilham a mesma linguagem de 'design' Kodo (A Alma do Movimento), e o conjunto de tecnologias de vanguarda Skyactiv, do chassis à carroçaria, dos motores às caixas de velocidades.
Não admira, por isso, as semelhanças entre os modelos das várias gamas e a disponibilidade de muitos dos equipamentos de segurança e de apoio à condução.
O Mazda6, tal como o CX-5, por exemplo, apresenta uma nova dianteira, caracterizada por uma grelha tridimensional em asa, uma nova assinatura visual com faróis e farolins em LED, novo desenho das jantes e nove cores de carroçaria, incluindo um novo Cinza Sonic, que destaca a elegância do modelo.
Disponível nas versões de quatro portas e familiar 'station wagon', o Mazda6 oferece um interior renovado com materiais de qualidade e excepcionalmente bem insonorizado. Os equipamentos de segurança e as novas tecnologias de conectividade e entretenimento fazem parte do catálogo, umas de série outras consoante os vários níveis de acabamento - Essence, Evolve e Excellence -, ou ainda incluídas em quatro pacotes opcionais exclusivos.
Uma das inovações mais visível é o novo sistema de faróis de LED adaptativos, que têm a capacidade, entre outras funções, de desactivar feixes de luz dos máximos para evitar encandear os condutores que circulam em sentido contrário. O Mazda6 adopta também, entre outros, o sistema 'head-up display', a vigilância de ângulo morto, o alerta de saída involuntária de faixa e a travagem de emergência.
Nas motorizações para o mercado nacional, a marca propõe, tal como no CX-5, o Diesel 2.2 Skyactiv-G, com dois níveis de potência, 150 e 175cv, com tracção às duas e às quatro rodas e caixas manual e automática.
Os preços da berlina variam entre os 34.825 e os 48.556 euros, enquanto os da familiar oscilam entre os 34.837 e os 49.504 euros.
_____________________________________
Mazda CX-5: Modernizar é preciso
Características
€32.111
Mazda CX-5 2.2 D 150cv 4X2 nível Essence (entrada de gama)
Motor: 4 cil., 16 válvulas, turbo, injecção directa, gasóleo, start/stop
Cilindrada: 2.191cc
Potência: 150cv às 4.500rpm
Binário: 380Nm (1800-2600rpm)
Velocidade máxima: 202km/h
Aceleração: 9,2s 0-100km/h
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo misto: 4,6l/100km
Consumo urbano: 5,4l/100km
Consumo extra-urbano: 4,1l/100km
Emissões CO2: 119g/km (Euro VI)
Lançado em 2012, o Mazda CX-5 rapidamente se impôs como um dos melhores utilitários-desportivos compactos do mercado. As suas vendas não deixam margens para dúvidas: mais de 800 mil unidades à escala global, incluindo 150 mil no espaço europeu. Três anos depois, o CX-5 recebe a sua primeira actualização de 'design', mecânica e de equipamento.
Esteticamente, as diferenças são poucas. Mesmo assim, o CX-5 recebe uma nova grelha frontal e uma nova assinatura luminosa, graças à adopção da tecnologia LED. Visto de perfil, o CX-5 distingue-se pelo novo desenho das jantes e pelos retrovisores de menor tamanho, que visam reduzir as vibrações e os ruídos aerodinâmicos no habitáculo. No mesmo sentido, foram aplicados novos materiais absorventes, que melhoraram a insonorização em cerca de 13%.
No interior, de aspecto sóbrio, há novos materiais de qualidade e equipamentos, como o estacionamento eléctrico e o comando rotativo HMI para controlo do sistema multimédia.
Com preços entre os 32.111 e os 49.964 euros, o CX-5 está à venda apenas com o bloco Diesel Skyactiv-G 2.2 litros, com 150 e 175cv, tracção às duas ou às quatro rodas e transmissão manual ou automática, ambas de seis relações.
Negócios em Barcelona, a convite da Mazda