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Mazda MX-5: Fiel à tradição

A nova geração Mazda MX-5 mantém o estilo clássico "roadster", o mais vendido no mundo, mas está mais sedutora, eficiente e com melhores desempenhos. O prazer de condução é garantido!  

19 de Setembro de 2015 às 13:30
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Vinte e cinco anos de carreira, três gerações e quase um milhão de unidades produzidas, o Mazda MX-5 é, inquestionavelmente, o "roadster" mais vendido no mundo. No entanto, apesar deste sucesso, o modelo nipónico continua a ser um dos últimos representantes do seu género.

 

Na realidade, enquanto a maioria dos "roadsters" de outras marcas cresceu e ganhou músculo, cedendo a algumas subtilezas estéticas de outros segmentos mais rendíveis, o MX-5 sempre mexeu pouco e tem-se mantido fiel ao conceito original.

 

Ao longo dos anos, a maior concessão talvez feita foi o abandono dos faróis escamoteáveis a partir da segunda geração lançada em 1998, mas apenas por razões de segurança, dado que o relevo dos faróis na dianteira era incompatível com as normas internacionais de protecção de peões em caso de atropelamento. Tudo o resto sempre evoluiu sem sobressaltos e a quarta geração não é excepção.

 

Estilo "roadster" clássico, linhas fortes e sedutoras, dimensões mais reduzidas e compactas (3,95 metros de comprimento), o novo Mazda MX-5 é o mais leve e equilibrado de sempre, oferecendo maior fiabilidade, segurança e prazer de condução. 

 

Muito ágil e eficaz tanto na cidade como em estrada, o novo MX-5 pesa cerca de uma tonelada (1.050kg), ou seja, menos 100 quilos que o antecessor, graças à uma construção mais cuidada, com recurso a ligas de alumínio e outros materiais leves, da carroçaria a alguns elementos da suspensão. A estrutura da capota manual rígida em lona também está mais leve.

 

Entre outras alterações a nível estrutural que influenciam positivamente a condução e o comportamento dinâmico do MX-5, estão o recuo do habitáculo e o reposicionamento dos pilares A 70mm para trás, que conferiram ao modelo um efeito "roadster" mais marcante. Motor e caixa de velocidades estão igualmente mais para trás e para baixo, o centro de gravidade baixou e a distribuição de peso é agora de 50/50. No interior, condutor e passageiro sentam-se agora em posição mais baixa, o que permite retirar maior partido das sensações de um pequeno "roadster".

 

O habitáculo é confortável e ganhou em qualidade (bancos Reccaro em opção) e dinamismo, apesar das limitações na regulação do volante e dos assentos para encontrar a posição ideal de condução. Já a bagageira foi sacrificada em 20 litros.

 

Mecanicamente, o MX-5 adopta dois propulsores Skyactiv-G de 1.5 e 2.0 litros, com 131 e 160cv, respectivamente, associados a uma nova transmissão manual de seis relações.

Com preços a partir de 24.450 euros, o MX-5 está disponível nos níveis Essence, Evolve e Excellence, acrescidos de três pacotes específicos High Safety, Navi e Sport (só no 2.0l).

Características

€24.450

Mazda MX-5 Skyactive-G 1.5, nível de acabamento Essence

Motor: central dianteiro longitudinal, alumínio, gasolina, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injecção directa

Cilindrada: 1.496cc

Potência: 131cv às 7.000rpm

Binário: 150Nm às 4.800rpm

Velocidade máxima: 204km/h

Aceleração máx.: 8,3s 0-100km/h

Tracção: traseira

Transmissão: manual 6 velocidades

Consumo urbano: 7,9l/100km

Cons. extra-urbano: 4,9l/100km

Consumo médio: 6,0l/100km

Emissões CO2: 139g/km (Euro VI)

Outras versões:

- Evolve €26.810

- Excellence Navi €30.810

 

Negócios em Barcelona, a convite da Mazda

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