Outros sites Medialivre
Notícia

Site da Presidência da República reconhecido pela sua acessibilidade

O site recebeu o Selo Ouro de Usabilidade e Acessibilidade por boas práticas na disponibilização de serviços públicos online a todos os cidadãos.

23 de Fevereiro de 2024 às 17:47
  • Partilhar artigo
  • ...

O site da Presidência da República recebeu o Selo Ouro de Usabilidade e Acessibilidade, atribuído pela AMA - Agência para a Modernização Administrativa e pelo INR - Instituto Nacional para a Reabilitação.

 

O selo identifica e promove a aplicação das melhores práticas em sites, de forma a simplificar e tornar mais eficiente a utilização dos serviços públicos online a todos os cidadãos, independentemente das suas capacidades sensoriais, motoras ou cognitivas.

 

A atribuição do Selo Ouro contempla a recomendação internacional do W3C - World Wide Web Consortium, atualmente em vigor em todos os Estados-Membros da União Europeia, e ainda um conjunto mínimo de requisitos de usabilidade.

 

Ter Selo Ouro significa ainda que o site foi alvo de testes com utilizadores, nomeadamente utilizadores com deficiências ou incapacidades, conforme a Declaração de Acessibilidade e Usabilidade publicada em https://www.presidencia.pt/acessibilidade/.

 

Assim, o site da Presidência da República tem de estar em conformidade com alguns aspetos, nomeadamente, equivalentes em texto alternativos às imagens possibilitando a transformação da informação de acordo com as necessidades de leitura e interação dos diversos utilizadores (Braille, ampliação do texto, melhores contrastes, transformação de texto em voz, voz em texto e texto em Língua Gestual).

 

Também deve permitir maior legibilidade de textos sendo respeitados os tamanhos mínimos e permitindo que o texto reaja às configurações dos utilizadores.

 

A navegação também deve ser mais universal como, por exemplo, o menu principal ser navegável com rato, mas também com teclado.

 

E deve também permitir a leitura mais rápida com a utilização de estruturação de títulos e subtítulos, permitindo aos utilizadores que são cegos uma leitura na diagonal, através dos leitores automáticos de ecrã.

Mais notícias