- Partilhar artigo
- ...
O número de produtos e serviços com rótulo ecológico na União Europeia (UE), Ecolabel, aumentaram 10% num ano, atingindo já cerca de 100 mil produtos, anuncia a Direção-Geral do Ambiente.
Embora tenha havido um crescimento generalizado, os serviços de alojamento turístico registaram o maior crescimento e detêm o maior número de licenças em geral. O setor registou um aumento de 14% nos últimos seis meses, com 94 novas licenças emitidas, metade das quais em França. Os turistas têm agora quase 800 hotéis e parques de campismo com rótulo ecológico da UE à sua escolha.
Além disso, três grupos de produtos com o rótulo ecológico da UE registaram um crescimento significativo nos últimos seis meses: mobiliário (+1 524 produtos), papel e produtos de papel (+983 produtos) e produtos de limpeza de superfícies duras (+466 produtos).
O crescimento também se registou nos produtos cosméticos, com mais de 210 produtos e 15 licenças a receberem o rótulo ecológico da UE. Espera-se um novo aumento nos próximos meses, uma vez que muitas empresas ainda estão a renovar as suas licenças.
As expectativas são semelhantes para os produtos de higiene absorventes, que receberam a sua primeira licença ao abrigo dos critérios recentemente introduzidos, prevendo-se para breve a concessão de mais licenças.
As últimas estatísticas revelam, assim, um crescimento contínuo do número de produtos e licenças com rótulo ecológico da UE. Segundo a Direção-geral do Ambiente, trata-se de "uma tendência constante de aumento que a acelerar em relação aos anos anteriores".
Até setembro de 2024, foram atribuídas quase 3 000 licenças para 98 977 produtos no mercado da UE. Desde março de 2024, foram emitidas 240 novas licenças a empresas (um aumento de 9%) e 3 220 novos produtos receberam o rótulo (um aumento de 3%). Em comparação com setembro do ano passado, mais 10 000 produtos têm agora o rótulo. Este crescimento pode ser observado na maioria dos grupos de produtos com rótulo ecológico da UE, com 14 dos 25 grupos a registarem uma "expansão notável".
Itália concedeu o maior número de produtos (+1 261) em vários grupos de produtos, incluindo produtos de papel e mobiliário.
O rótulo ecológico da UE também está a aumentar a sua popularidade a nível mundial, com mais de 2 600 produtos e 109 licenças atribuídas a empresas de fora do Espaço Económico Europeu (EEE).
Estas licenças são atribuídas principalmente a grupos de produtos, como os têxteis (28), os produtos de limpeza de superfícies duras (20), os lubrificantes (13) e o alojamento turístico (13).
Prevê-se que esta tendência positiva se mantenha nos próximos meses, devido às novas regras estabelecidas pela Diretiva relativa à capacitação dos consumidores para a transição ecológica, que apenas permitirá a introdução no mercado de rótulos de sustentabilidade certificados por terceiros ou estabelecidos por uma autoridade pública.
Segundo a Direção-Geral do Ambiente, todos estes produtos cumprem normas ambientais rigorosas ao longo do seu ciclo de vida, ajudando os consumidores, os retalhistas e as empresas a fazerem escolhas mais sustentáveis.