Outros sites Medialivre
Notícia

Nova iniciativa quer viabilizar financiamento climático em economias emergentes

A Global Connectors pretende ajudar a desenvolver projetos que possam ser financiados pelos vários fundos climáticos e doadores internacionais.

12 de Novembro de 2024 às 10:35
  • Partilhar artigo
  • ...

A consultora portuguesa Systemic vai incubar a rede Global Connectors, iniciativa que pretende ajudar os países em desenvolvimento a desenvolver projetos que possam ser financiados pelos vários fundos climáticos e doadores internacionais existentes.

Focada em particular nos países de língua oficial portuguesa (PALOP), a rede é composta por vários especialistas internacionais em financiamento climático e com experiência em trabalhar com o Banco Mundial, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Fundo Verde do Clima, entre outros.

A iniciativa posiciona-se como uma rede para promover o crescimento verde e a resiliência climática no Sul Global, através do acesso ao financiamento climático disponível pelos países do Norte. "Existe muito financiamento disponível para se desenvolverem projetos que ajudem os países em desenvolvimento em prol da adaptação e mitigação climática, quer a nível de assistência técnica quer ao nível de algumas Infraestruturas", refere Sofia Santos, CEO da Systemic e fundadora da Global Connectors, ao Negócios.

A iniciativa surge como resposta às crescentes necessidades de financiamento e apoio técnico para enfrentar desafios ambientais, sociais e económicos que os países do hemisfério sul sentem, atuando ao lado de governos, líderes do setor privado e organizações internacionais. "Os PALOP são dos países africanos que menos conseguem captar este financiamento disponível, e o nosso objetivo é aumentar o financiamento climático nos PALOP", acrescenta Sofia Santos.

A iniciativa pretende ajudar os países a implementar propostas de projetos junto dos investidores e, por outro lado, a ajudar também os investidores a alocarem os seus esforços nos países que mais necessitam. A equipa já está a trabalhar em projetos em Cabo Verde, Moçambique, Angola, Ruanda, entre outros. "Com uma equipa com mais de 20 anos de experiência internacional em financiamento sustentável e climático, e fluente em português, estamos prontos para fazer a diferença," afirma Sofia Santos.

 

Mais notícias