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Uma empresa alemã está a transformar a agricultura de camarão com uma abordagem sustentável, holística e orientada para a tecnologia. A Aquapurna patenteou um sistema de "recifes inteligentes" inovador que reproduz o habitat natural do camarão, otimizando a saúde e o rendimento da produção.
Com o apoio do programa BlueInvest, a empresa conseguiu um investimento de oito dígitos na sua solução, segundo informação divulgada pela Comissão Europeia.
A empresa, lançada há quatro anos, conta com uma equipa de peritos que criou o primeiro centro de I&D da Europa dedicado exclusivamente ao sistema aquícola de recirculação do camarão.
O interior patenteado do tanque permite que três gerações de camarão coexistam "em perfeitas condições". O ambiente baseado em dados evita o manuseamento manual, resultando em camarão sem stress.
Segundo a informação divulgada, o camarão saudável e sem stress tem antenas longas e intactas, sem feridas ou cicatrizes, come ansiosamente e move-se ativamente. Também crescem rapidamente e têm uma alta taxa de sobrevivência.
Ao contrário das quintas tradicionais que colhem três a quatro vezes por ano, o sistema permite, desta forma, a colheita a cada dois dias.
Com este sistema foi possível aumentar a densidade do camarão de uma forma sustentável. Ao mesmo tempo, a empresa conseguiu reduzir o consumo de energia através de um tratamento de água que se baseia principalmente no uso da gravidade. Esta inovação não só reduziu os custos de produção, como também permitiu à empresa expandir-se para além dos nichos de mercado e trazer os seus produtos para o mercado europeu.
No início da sua jornada, a Aquapurna lançou uma campanha de angariação de fundos para desenvolver a sua tecnologia e aumentar a produção. A empresa candidatou-se ao programa BlueInvest Readiness Assistance para reforçar a sua experiência financeira e receber orientação personalizada.
"A BlueInvest trouxe-nos ideias valiosas e experiência em finanças que conseguimos transferir para a realidade durante a nossa jornada de angariação de fundos", refere David Gebhard, CEO da Aquapurna.
A empresa concentra-se agora em atingir a maturidade, manter um crescimento constante e expandir-se para novos mercados.