Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

Trump, a Rússia e o despedimento no FBI

Na terça-feira, o Presidente Trump despediu o director do FBI, James Comey, numa altura em que este liderava a investigação para apurar as ligações de membros da nova administração à Rússia.

  • 1
  • ...

A ironia da história é que Comey, ao trazer para a praça pública os e-mails privados de Hillary Clinton a poucas semanas do fim da campanha para as eleições presidenciais, poderá ter tido um papel activo para esta as perder. Segunda ironia: Trump argumenta que Comey tratou "levemente" a questão dos e-mails de Clinton e isso foi uma boa razão para o despedir. Comey soube da sua dispensa pela televisão. Refira-se que os directores do FBI têm um mandato máximo de 10 anos, para evitar que se repita a situação de J. Edgar Hoover, que chefiou o FBI quase 50 anos. No New York Times, David Leonhardt escreve: "O Presidente dos EUA está outra vez a mentir. O Presidente está a mentir sobre a razão por que despediu um responsável da justiça e está quase de certeza a mentir para se proteger a si próprio e aos seus adjuntos de uma completa investigação às suas actividades."

No Twitter, o conhecido ideólogo conservador Bill Kristol também reagiu: "Não houve uma verdadeira recomendação do Departamento de Justiça (para o despedimento). Trump queria fazê-lo e criaram uma narrativa. Podemos ser críticos de Comey, mas ficar alarmados pelo que Trump fez e como o fez." Na CNN, Chris Cillizza argumenta: "James Comey soube que tinha sido despedido da mesma forma que nós: ao ver na televisão. O que Trump está aqui a fazer não é apenas imprevisível. É potencialmente perigoso. Remover a pessoa que está a liderar uma investigação sobre um país estrangeiro que tentou influenciar uma eleição americana, atacando um candidato (Clinton) e ajudando outro (Trump), manda uma mensagem clara para cima e para baixo da burocracia federal, para já não falar das pessoas comuns."
Ver comentários
Saber mais Donald Trump FBI Rússia James Comey Hillary Clinton
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio