Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

Donald Trump revelou segredos à Rússia?

A Guerra Fria voltou como uma farsa? Ou seja, americanos e russos trocam agora informações secretas? A acreditar no "Washington Post" foi isso exactamente que aconteceu.

  • ...
Donald Trump facultou ao MNE russo documentos classificados sobre as operações do Estado Islâmico. A revelação causou um alvoroço. Apesar de Trump já ter negado ter feito isso, sabe-se que os EUA calibram com calma o que revelam aos aliados, nomeadamente aos mais próximos, que são conhecidos como os "Cinco Olhos" (EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia). Ou seja, isto é um pesadelo tornado realidade.

No "Guardian", Jonathan Freedland escreve: "Trump não tem vergonha: é isso que o torna tão perigoso". E continua: "Tecnicamente, um presidente tem o poder para demitir um director do FBI. Mas as leis não escritas sempre disseram que um presidente não o deve fazer. Trump viu essas leis não escritas e caminhou sobre elas. Quando agiam, os antecessores de Trump não estavam apenas a pensar no que estava na lei. Pensavam também na reputação. Trump é diferente. É um homem sem vergonha".

No "Washington Post", Jennifer Rubin, acrescenta: "É interessante que alguém da administração se tenha sentido compelido a libertar a informação, algo que vai enfurecer o presidente. Há muita gente na administração que acha que Trump põe em perigo a nossa segurança. Devemos agradecer a esses patriotas, mas também devemos investigar e, se for necessário, remover o homem que já provou mais de uma vez estar comprometido ou incapaz ou ambas as coisas". No "New York Times", Paul Krugman, centra-se mais na economia e com a deriva de gastos públicos de Trump: "A América pode não estar de volta ao pleno emprego - há um grande debate nos economistas sobre o tema. Mas o motor da economia não precisa agora de um empurrão fiscal. Este é o tempo errado para desejar maiores défices orçamentais".


Ver comentários
Saber mais Donald Trump Rússia Cinco Olhos EUA Reino Unido Canadá Austrália Nova Zelândia
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio