Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

A "Macron-mania" e o Brexit com dor

A primeira volta das legislativas francesas não só confirmou como acentuou uma profunda transformação da paisagem política.

  • ...

O partido República em Marcha de Macron arrasou com a direita e deixou o PS em cinzas. Com um senão: uma abstenção recorde a que a oposição já se agarra para travar a hegemonia do novo delfim de França.

"Emmanuel Macron venceu a sua aposta e esta manhã pôde observar as consequências de uma implosão tonitruante. Depois de umas presidenciais calamitosas, a direita sofreu uma nova derrota que hipoteca grandemente o seu futuro", escreve Paul-Henri du Limbert, no Le Figaro. "O PS? Vamos selar a pedra tumular no próximo domingo."

A abstenção. Nicolas Beytout põe, no L'Opinion, água fria no êxtase. "Nem os seus 24% da primeira volta da eleição presidencial, nem os 50% de abstenção deste domingo dão a ilusão de uma França convertida à 'Macron-mania'. O chefe do Estado poderá naturalmente estar satisfeito: em breve terá mão livre para agir e reformar o país. Mas atenção ao que quiseram dizer com o seu gesto todos os eleitores que preferiram ir à pesca em vez de defenderem as suas ideias: a renovação política está longe de estar conseguida."

Paul-Henri du Limbert deixa o aviso: "A Frente Nacional prosperou com os fracassos da direita e da esquerda. Se, reunindo uma e a outra, Emmanuel Macron também falhar, é fácil adivinhar quais as forças que então se meterão em marcha..."

A retumbante vitória de Macron nas legislativas é vista como um novo sopro de esperança na União Europeia. O francês consegue a maioria com que Theresa May sonhou. Gideon Rachman faz, no Financial Times, a leitura cruzada: "Macron precisa de mostrar aos eleitores franceses que deixar a UE só traz dor. Se, ao mesmo tempo, for capaz de reconstruir a parceria franco-germânica no coração da UE, poderá ser capaz de recuperar a popularidade do projecto europeu em França." Mais uma vez, seria bom que não falhasse.


Ver comentários
Saber mais Brexit Emmanuel Macron França
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio