Opinião
"What Matters Now"
Gary Hamel tornou-se num dos mais influentes gurus da gestão da última década, depois de ter escrito vários best sellers, de onde se destaca "The Future Of Management", ao qual demos classificação máxima nesta rúbrica do PuraMente. A notícia de um novo livro de Hamel não podia gerar maiores expectativas.
Gary Hamel tornou-se num dos mais influentes gurus da gestão da última década, depois de ter escrito vários best sellers, de onde se destaca "The Future Of Management", ao qual demos classificação máxima nesta rúbrica do PuraMente. A notícia de um novo livro de Hamel não podia gerar maiores expectativas.
"What Matters Now" propõe uma reinvenção da forma como a gestão deve ser encarada pelos seus líderes, num escopo de grande abrangência, sem o enfoque numa área apenas.
O autor propõe um formato com capítulos temáticos, começando pelas características com impactos negativos na gestão, para logo se no que agora é importante: valores, inovação, adaptabilidade, ideologia e paixão.
Hamel incentiva os gestores e empresários a empreenderem tácticas mais ofensivas, numa procura para surpreender os clientes e sustentar a empresa com uma estratégia de imagem credível no longo prazo, assente em valores reais.
Por outro lado, propõe uma abordagem que tiranize a burocracia e motive os colaboradores a partilharem da paixão, um factor especialmente crítico no ciclo económico que os mercados atravessam, cheio de incoerências e pouco respeito pelos valores. No fundo, Hamel postula que as empresas precisam mais do que boas práticas: precisam de bons princípios, que os colaboradores e os clientes respeitem e reconheçam.
O conteúdo deste livro é altamente recomendável a todos os que intervêm n os mercados ou pretendem fazê-lo no futuro, e não apenas aos gestores puros. A única nota negativa vai para a forma ligeiramente petulante e excessivamente negativa com que o autor trata os actuais gestores, como se o livro fosse uma lição de moral.
Autor: Gary Hamel
Data Original: Fevereiro 2012
Frase: "How to Win in a World of Relentless Change, Ferocious Competition, and Unstoppable Innovation"
Keywords: Competition; Adaptability; Innovation; Passion ; Ideology; Values.
Apreciação: ****
*Docente do IPAM
pbarbosa@gmail.com
"What Matters Now" propõe uma reinvenção da forma como a gestão deve ser encarada pelos seus líderes, num escopo de grande abrangência, sem o enfoque numa área apenas.
Hamel incentiva os gestores e empresários a empreenderem tácticas mais ofensivas, numa procura para surpreender os clientes e sustentar a empresa com uma estratégia de imagem credível no longo prazo, assente em valores reais.
Por outro lado, propõe uma abordagem que tiranize a burocracia e motive os colaboradores a partilharem da paixão, um factor especialmente crítico no ciclo económico que os mercados atravessam, cheio de incoerências e pouco respeito pelos valores. No fundo, Hamel postula que as empresas precisam mais do que boas práticas: precisam de bons princípios, que os colaboradores e os clientes respeitem e reconheçam.
O conteúdo deste livro é altamente recomendável a todos os que intervêm n os mercados ou pretendem fazê-lo no futuro, e não apenas aos gestores puros. A única nota negativa vai para a forma ligeiramente petulante e excessivamente negativa com que o autor trata os actuais gestores, como se o livro fosse uma lição de moral.
Autor: Gary Hamel
Data Original: Fevereiro 2012
Frase: "How to Win in a World of Relentless Change, Ferocious Competition, and Unstoppable Innovation"
Keywords: Competition; Adaptability; Innovation; Passion ; Ideology; Values.
Apreciação: ****
*Docente do IPAM
pbarbosa@gmail.com
Mais artigos do Autor
"Ctrl Alt Del"
24.06.2015
A Ciência das Compras
05.06.2015
"Do Over"
28.04.2015
"Lords of Strategy"
14.04.2015
“The One Thing”
01.04.2015
A Arte da Guerra no Serviço ao Cliente
10.03.2015