Opinião
"Lords of Stategy"
"Lords of Stategy" é uma mistura curiosa de livro de história com novela real e obra de estratégia.
Trata-se de um livro centrado na história do aparecimento da estratégia enquanto disciplina da gestão, algo que mudou para sempre o panorama do mundo dos negócios e particularmente com estes são geridos.
Grande parte deste título é dedicado à história de quatro homens cujo papel no surgimento da estratégia foi determinante: Henderson (da Bonston Consulting Group), B. Bain, Gluck (McKinsey) e naturalmente Michael Porter, de Harvard. São as mentes que literalmente inventaram a estratégia empresarial nos anos 60.
O autor explora os três atributos principais estudados em separado por estas quatro individualidades e que acabaram por ter como consequência contributos decisivos para a estratégia: Custo, cliente e concorrência.
Naturalmente que os frameworks desenvolvidos por estas individualidades, dos quais se destacam a matriz BCG, o 7-S da McKinsey, a Value Chain de Porter, são mencionadas e descritas nestas páginas, onde cabe ainda alguma crítica construtiva aos mesmos, de quem os avalia quase meio século depois. No entanto, este não é o enfoque da obra, que prefere dar a conhecer um número generoso de exemplos desta indústria, cruzados com a forma como se cruzaram as teorias e modelos e sua ligação à realidade.
É curioso e surpreendente perceber como um número tão reduzido de pessoas influenciaram de uma forma tão vasta e definitiva um número tão grande de empresas, gestores e mercados.
"Lords of Stategy" não é um manual de estratégia e não é provavelmente a melhor opção para quem quer aprender sobre cada um dos modelos detalhadamente. É no entanto um livro interessante pelo contexto e exemplos, sendo igualmente aconselhável a quem não estudou esta área, para ter uma boa ideia das bases da estratégia.
*Docente do IPAM
pbarbosa@gmail.com
Grande parte deste título é dedicado à história de quatro homens cujo papel no surgimento da estratégia foi determinante: Henderson (da Bonston Consulting Group), B. Bain, Gluck (McKinsey) e naturalmente Michael Porter, de Harvard. São as mentes que literalmente inventaram a estratégia empresarial nos anos 60.
Naturalmente que os frameworks desenvolvidos por estas individualidades, dos quais se destacam a matriz BCG, o 7-S da McKinsey, a Value Chain de Porter, são mencionadas e descritas nestas páginas, onde cabe ainda alguma crítica construtiva aos mesmos, de quem os avalia quase meio século depois. No entanto, este não é o enfoque da obra, que prefere dar a conhecer um número generoso de exemplos desta indústria, cruzados com a forma como se cruzaram as teorias e modelos e sua ligação à realidade.
É curioso e surpreendente perceber como um número tão reduzido de pessoas influenciaram de uma forma tão vasta e definitiva um número tão grande de empresas, gestores e mercados.
"Lords of Stategy" não é um manual de estratégia e não é provavelmente a melhor opção para quem quer aprender sobre cada um dos modelos detalhadamente. É no entanto um livro interessante pelo contexto e exemplos, sendo igualmente aconselhável a quem não estudou esta área, para ter uma boa ideia das bases da estratégia.
Autores: Walter Kiechel
Data Original: Março 2010
Frase: "The Secret Intellectual History of the New Corporate World"
Keywords: strategy; BCG Matrix; Porter; 5 forces; 7-S; Value Chain;
Apreciação: ***
Data Original: Março 2010
Frase: "The Secret Intellectual History of the New Corporate World"
Keywords: strategy; BCG Matrix; Porter; 5 forces; 7-S; Value Chain;
Apreciação: ***
*Docente do IPAM
pbarbosa@gmail.com
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