Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

O quiz do ano político

2011 foi um ano cheio de acontecimentos políticos. Um governo caiu, e houve duas eleições, uma para escolhermos o Presidente da República e outra para decidir o novo Governo. Assim, aqui fica um quiz para que os leitores do Negócios possam testar os conhecimentos políticos que adquiriram ao longo do último ano.

2011 foi um ano cheio de acontecimentos políticos. Um governo caiu, e houve duas eleições, uma para escolhermos o Presidente da República e outra para decidir o novo Governo. Assim, aqui fica um quiz para que os leitores do Negócios possam testar os conhecimentos políticos que adquiriram ao longo do último ano. E já sabe, caro leitor, se acertar mais de sete perguntas provavelmente lê jornais diariamente e pode considerar-se um expert da realidade política nacional. O que, normalmente, seria de aplaudir. Mas com o que se anuncia para 2012, talvez seja melhor resguardar-se um pouco e tentar saber menos, a bem da preservação de níveis aceitáveis de ansiedade.

1. Quem foi o candidato Presidencial que disse: "Dêem-me um tiro na cabeça porque sem um tiro na cabeça eu vou para Belém"?

a) Manuel Alegre
b) Cavaco Silva
c) Fernando Nobre


2. Que economista explicou que "preferia ver os partidos políticos e os media a discutir questões estruturais em vez de "pentelhos"?

a) Eduardo Catroga
b) Vítor Bento
c) Carlos Costa


3. Que líder partidário afirmou em campanha: "Sou o mais africano dos candidatos".

a) José Sócrates
b) Jerónimo de Sousa
c) Passos Coelho


4. A quem se referia Manuela Ferreira Leite nesta frase? "Nem tranquila fico se ele ficar na oposição, porque acho que ele na oposição vai ser tão pernicioso para o País quanto na liderança do País. Vai fazer a maior das afrontas a tudo que vai ser feito para cumprir o acordo que ele próprio assinou e que diz que é a solução do País..."

a) José Sócrates
b) Cavaco Silva
c) Jerónimo de Sousa


5. Qual destes Ministros insistiu em ser tratado pelo primeiro nome em vez do protocolar Sr.Ministro?

a) Vítor Gaspar
b) Álvaro Santos Pereira
c) Nuno Crato


6. Quem defendeu esta ideia para aumentar o crescimento da economia "Se por cada português conseguirmos ter mais uma árvore, o nosso PIB aumenta"?

a) Paula Teixeira da Cruz
b) Miguel Macedo
c) Assunção Cristas


7. Qual foi o líder parlamentar que garantiu antes da votação que a possibilidade de o partido votar contra o Orçamento de Estado para 2012 era de 0,0001%?

a) António José Seguro
b) Bernardino Soares
c) Nuno Magalhães


8. "Um serviço internacional público de comunicação social deve ter como função [ser] um instrumento da política externa". Qual das personalidades abaixo não assinou o documento elaborado pela Comissão que defendeu esta ideia?

a) Manuel Villaverde Cabral
b) Francisco Sarsfield Cabral
c) João Duque


9. Qual destas medidas de contenção de custos não foi tomada pelo governo de Passos Coelho?

a) Voar em económica
b) Deixar de usar gravata
c) Usar minissaias


10. Qual destas promessas eleitorais não foi quebrada por Passos Coelho?

a) Privatizar empresas públicas
b) Não mexer nos subsídios de Natal e de férias
c) Consolidar as contas públicas recorrendo apenas ao lado da despesa.


Ao longo do ano houve de facto várias ocasiões em que pudemos duvidar das capacidades dos nossos políticos. Mas sejamos magnânimos, já que, tal como diz aquele ditado italiano, "todos os países têm os políticos que merecem".

Dezembro marca também o fim das minhas crónicas quinzenais, pelo menos por agora, no Jornal de Negócios. A partir de Janeiro escreverei apenas mensalmente, sempre na primeira quinta-feira de cada mês. Desde já agradeço quem tem lido e apreciado o que escrevo nestas páginas, e faço votos para que continuem a ler em 2012. Entretanto, boas entradas!



Politóloga
marinacosta.lobo@gmail.com
Assina esta coluna quinzenalmente à quinta-feira



(Chave: 1-c; 2-a; 3-c; 4-a; 5-b; 6-c; 7-a; 8-b; 9-c; 10-a).

Ver comentários
Saber mais opinião
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio