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O pau funciona? Se funciona!

De cada vez que se aperta a malha ao controlo de velocidade é um coro de protestos. Foi assim quando Durão Barroso agravou as sanções do código da estrada; e tem sido assim desde que a CML instalou radares em algumas das principais (e perigosas) vias de L

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Dou de barato o facto de 30% do produto das multas ir para os cofres da autarquia. Mas já não dou de barato a diminuição da sinistralidade na capital (é dentro das cidades que morre mais gente). Porque é disso que se trata: reduzir a mortandade provocada por quem acha que os efeitos de um acidente a 50 km/h são os mesmos de outro a 120 km/h.

Os resultados do agravamento das penas, em 2004, estão à vista: a mortalidade nas estradas portuguesas foi a que mais diminuiu na União Europeia! Se a fiscalização funcionar (ontem houve um motoqueiro que passou por mim a mais de 150 km/h, na 2ª circular), assistiremos a resultados parecidos na capital.

Custa admitir que o cidadão comum só funciona sob a ameaça do pau? Custa. Mas sejamos honestos: alguém acha que a segurança rodoviária deve ficar dependente do civismo dos cidadãos?

P.S. - Há semanas vi uma senhora "voar" dois metros, em altura, e cair de cabeça no capot do carro que a atropelou a? 30 km/h. Numa ruela de Lisboa. A minha condução mudou nesse dia. Talvez a CML deva passar imagens destas nos ecrãs que instalou na cidade.

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