Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

A loucura continua

Não estou preocupado com os que conhecem a dinâmica dos mercados. Estou preocupado com quem entra agora.

  • ...
(comente aqui o artigo de Ulisses Pereira)

Do lado de lá do Atlântico, o espectáculo nos mercados continua. Mais do que os sucessivos máximos históricos dos diferentes índices, aquilo que impressiona é a sucessão de subidas meteóricas em alguns activos. Numa semana, as acções com mais "shorts" são levadas ao céu; noutras semanas, são os títulos do sector da "cannabis"; noutras semanas, são as criptomoedas, sendo que algumas minúsculas se tornam de imediato gigantes, bastando uma palavra de Elon Musk.

Dizia alguém com quem trabalhei muitos anos que "os mercados são uma espécie de 10 mil metros lançados, em que os investidores estão a aquecer a maior parte do tempo e aceleram desenfreadamente nos últimos 100 metros". E é neste louco "sprint" final em que estamos. Onde se fazem e ganham fortunas. Onde se escrevem histórias que ficarão para sempre na história do mercado.

Aplaudo aqueles que estão a conseguir "surfar" esta onda gigante e a ganhar dinheiro a um ritmo fabuloso. Mas também sei que é nesta altura que mais pessoas novas se apaixonam pelos mercados. Sem os conhecerem. Sem saberem que as quedas fazem parte dos ciclos dos mercados. Não estou preocupado com os que conhecem a dinâmica dos mercados e estão a fazer destes os melhores dias das suas vidas como investidores. Estou preocupado com quem entra agora, aqueles que me escrevem emails a perguntar como se pode investir na bolsa americana, como podem comprar acções de "cannabis", como podem comprar e vender Dogecoins. Já assisti a isto em 2000 e 2007 e o final não é bonito.

E a bolsa portuguesa? Deixo um gráfico do PSI-20 apenas para perceberem que há mais de uma década que vivemos num mundo à parte. Mais triste, mais cinzento, mais pobre.

P.S. - O "hedge fund" Fidelity vendeu as suas acções da GameStop, aproveitando a euforia e lucrando mais de 3 mil milhões de dólares. Confirma-se que a história da Cinderela era uma ilusão.


Artigo escrito em 12/02/21 às 12h20
Fontes: https://live.euronext.com/pt/

Ulisses Pereira não detém qualquer dos ativos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui,onde também pode ser consultada a lista com as anteriores análises de Ulisses Pereira.

Artigo em conformidade com o antigo Acordo Ortográfico
Saber mais Ulisses discos pedidos
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio