Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

Diversão no trabalho

O trabalho é algo sério, mas isso não invalida que seja divertido. O conceito do escritório formal está a desaparecer, e começam a surgir os locais de trabalho divertidos e agradáveis.

Se um empregador pensa que deixar os seus trabalhadores divertirem-se no local de trabalho é uma má ideia, está extremamente enganado, é isso que revelam vários estudos a este respeito. Libertar a mente do stress diário, conviver com os colegas, e encontrar no trabalho um ambiente divertido e agradável, faz bem ao trabalhador e aumenta a produtividade. Se está contente com o seu local de trabalho, mais tempo quererá passar nele e mais vontade terá para se levantar de manha para ir trabalhar. Como já referi em anteriores artigos, não é o tempo de trabalho que importa, mas sim a qualidade do mesmo. Se estamos satisfeitos, estaremos mais motivados e mais capacitados para produzir mais e melhor, pelo que encontrar um espaço de diversão no local de trabalho é sempre uma boa ideia.


Locais próprios com jogos, televisão, locais de convívio, etc são cada vez mais, fundamentais numa empresa. São custos que o empresário terá, mas que valem a pena. Gasta-se tanto em carros de empresa, por exemplo, e nada em diversão na própria empresa. O espaço para esta diversão também tem um custo que deve ser tido em conta, mas nada que médias e grandes empresas não possam suportar. A informalidade no vestuário também se associa a uma nova forma de estar no trabalho. O que antes se via como pouco profissional hoje vê-se como moderno ir para o trabalho sem fato e gravata. Mudança de mentalidades e de estilos que estão a dominar principalmente as startups de sucesso, que normalmente são conduzidas por empreendedores jovens com um outro espirito e forma de estar na vida.

 

Os "velhos" empresários tem mais resistência em se adaptarem a este novo modelo, mas hoje é visto como mais um incentivo para os trabalhadores que poderá fazer toda a diferença na hora da contratação, em especial na captação de um elemento da concorrência. É visto como mais um incentivo, como aqueles que hoje já utiliza, como por exemplo, um seguro de saúde ou um plano poupança reforma. É talvez mais valioso ter um local de trabalho animado e cheio de diversão que um simples seguro de saúde, pois o trabalhador estará certamente melhor de saúde se está num ambiente alegre e motivador.


Não fique com o conceito de que o trabalho deve ser algo formal, pois nos tempos de hoje isso não ajuda, e menos quando qualquer um pode estar, cada vez mais, a fazer de conta que trabalha com tanta informação que há na internet, redes sociais, etc.

 

O importante é estabelecer objectivos e deixar o trabalhador passar o seu tempo da melhor maneira e da forma em como ele acha que deve gerir o seu tempo para alcançar os seus objectivos. Dar-lhe um horário de trabalho é simplesmente mais fácil e cómodo, pois basta cumpri-lo. Cumprir um objectivo é muito mais difícil e definitivamente ajuda muito mais se proporcionarmos conforto, diversão e motivação no local de trabalho com este tipo de ambiente.


Divertir-nos no local de trabalho também ajuda a manter uma relação menos formal entre colegas e aumenta a probabilidade de se criarem melhores relações interpessoais, facilitando posteriormente o trabalho em equipa.


Em resumo podemos concluir que divertir-nos no local de trabalho ajuda a motivar, a conquistar talento da concorrência, a criar um melhor ambiente de trabalho, a aumentar a produtividade e a conseguir um melhor trabalho em equipa. Muitos benefícios que devem ser equacionados por qualquer empregador.

 

 
Tome nota
1.Reserve um espaço de diversão e descontracção no seu escritório para poder motivar os seus trabalhadores.

2. Locais de diversão no trabalho são vistos como incentivos para os trabalhadores e podem servir de âncora para conquistar os melhores talentos da concorrência.


Envie para o "e-mail" jng@negocios.pt todas as suas questões, dúvidas ou experiências sobre "Diversão no trabalho"

*Fundador e líder executivo da Zonadvanced - Grupo First

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio