Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

Aprender com os erros

Errar não é um crime. A questão é a der saber se aprendeu com esses erros, e se deles retirou algo de útil na conquista de uma carreira com mais sucesso.

No nosso país ainda há muito pouco hábito de assumir os erros que cometemos e dar valor aos mesmos aprendendo com eles. A título de exemplo um empreendedor que falha várias vezes, em Portugal é um "falhado", nos Estados Unidos é uma pessoa com experiência. Duas percepções totalmente distintas.


O mesmo acontece nas empresas quando somos colaboradores de estas. Quando saímos sempre nos despedimos dizendo que aprendemos no período em que lá estivemos, mas ai também está oculta a mensagem que não só aprendemos com os sucessos mas também com aquilo que ficamos a saber que não devemos repetir noutros sítios, ou mesmo com os erros que vimos noutros e que podemos evitar no nosso percurso profissional.


Errar não é um crime, é antes aperfeiçoar a nossa sabedoria. Já se imaginou a não cometer erros na sua vida? É praticamente impossível. A questão é saber se aprendeu com esses erros, e se deles retirou algo de útil na conquista de uma carreira com mais sucesso.

 

 
Tome nota
1.Aprender não é só seguir os bons exemplos, é também aprender com os erros dos outros;

2. Procure casos de insucesso, pois pode ganhar décadas de aprendizagem em poucos dias.

O empreendedor tem de errar, mas acima de tudo tem de reflectir sobre os seus erros e tentar fazer melhor. Um empreendedor verdadeiramente genuíno, é que aquele que consegue assumir os seus erros, e seguir em frente voltando a tentar de uma outra forma. Tentar, tentar e voltar a tentar até acertar. Este é o perfil de um empreendedor.


Na vida de empreendedor, errei muito, mas tentei ainda mais. Felizmente não perdi dinheiro como errei e consegui sempre conquistar os meus sonhos, mas há outros que perderam muito e muito dinheiro. Mas nas empresas e aqueles que trabalham por conta de outrem, também erram, e fazem perder dinheiro às empresas, contudo não estão talvez tão expostos pois não afundaram uma empresa, nem ficaram com a marcada de falhados. Foi um erro que passou no meio de muitas outras acções que acabam por o abafar.


O empreendedor já não tem essa sorte. Falhar significa falir. Falir uma empresa é algo que tem uma conotação negativa no nosso país para voltar a conquistar investidores ou a confiança de outros. Se este empreendedor falhou ou faliu determinada empresa é porque não serve. Não é assim de certo. Temos de analisar o porquê do falhanço e se acima de tudo o empreendedor aprendeu com ele. Se sim, ficou um empreendedor mais forte e mais seguro de se investir. Nada é preto no branco, e tudo deve ser individualmente analisado.


Mas como empreendedores também devemos aprender a olhar para outros e aprender, não só as coisas boas, mas também estar atento aquelas que não foram nada boas. Aprender com os erros dos outros é uma ferramenta de grande valor pois estamos a poupar dezenas de anos de experiência própria, aprendendo com os erros dos outros. Um exemplo disto pode ser um empresário com 20 anos de percurso profissional que viu a sua vida a ir de maravilhosa a desastrosa. Aqui está um bom caso para aprendermos em poucos dias o que tardou duas décadas a este empresário a aprender sobre os seus erros e aquilo a que lhe levou à falência.


É uma análise que não devemos ignorar e que serve para aprendermos num modelo acelerado. Não retenha apenas as coisas boas, analise também as coisas más dos outros e aprenda com elas para que não cometa os mesmos erros.


Aprenderá muito mais com 20 pessoas que erram do que apenas com os seus erros. Não desperdice esta oportunidade, mas também não tenha medo de cometer os seus erros.

 

 

Envie para o "e-mail" jng@negocios.pt todas as suas questões, dúvidas ou experiências sobre "vender com ou sem parceiros

*Fundador e líder executivo da Zonadvanced - Grupo First

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio