Opinião
O que é um e-tailpreneur?
Muito do vocabulário dos negócios online ainda não chegou ao quotidiano da maioria dos empresários portugueses pelo que poucos responderiam acertadamente ao repto do título deste artigo.
E, contudo, alguns podem vir a enfrentar, muito em breve, como seu fatal concorrente um e-tailpreneur. Sem que se apercebam do fenómeno. Sem que se defendam atempadamente. Sem se organizarem para aprender a competir.
O e-tail é a abreviatura de retalho eletrónico ("electronic retail") a atividade de venda a retalho através da internet. O fenómeno também é conhecido por B2C ("business to consumers") ou venda da empresa diretamente ao consumidor.
Um e-tailpreneur é, então, simplesmente um empreendedor que lança um novo negócio de retalho eletrónico.
Muitas universidades estrangeiras têm já cursos e cadeiras específicas para quem pretenda seguir uma carreira numa das múltiplas profissões do retalho eletrónico. Portugal ainda está a dar os primeiros passos nesta área ao nível universitário. E em termos de formação ao longo da vida dirigida a adultos as ofertas são ainda mais limitadas.
Naturalmente sem profissionais capazes e solidamente formados em quem se apoiar os e-tailpreneures portugueses terão muita dificuldade em vencer no mercado global que é o ciberespaço. É a carolice contra o profissionalismo. O aprendiz contra o mestre.
Apesar de tudo, alguns e-tails portugueses online têm conseguido manter-se no mercado. Sem dúvida de que a Wook concorre com a Amazon na venda de livros online e outros exemplos existem. Mas é um movimento ainda muito insipiente, que urge alargar, massificar e internacionalizar.
Temos beneficiado da falta de atenção dos gigantes internacionais ao nosso mercado por ser muito pequeno e por funcionar numa língua própria. Se não aproveitarmos este tempo para lançar e consolidar uma estratégia estruturada para este setor, que comece pela educação/formação e passe por planos de investimento, em breve ele será dominado pelas multinacionais estrangeiras.
Neste como em muitos outros setores, o tempo é escasso e não deve ser desperdiçado em discussões estéreis.
Economista
Este artigo está em conformidade com o novo Acordo Ortográfico