Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
João Quadros - Argumentista 22 de Novembro de 2013 às 09:32

Como poupar neste Natal

Estamos a um mês do Natal e imagino que o subsídio do dito (o que resta) esteja a dias de chegar à vossa mão.

  • 4
  • ...

 

Estamos a um mês do Natal e imagino que o subsídio do dito (o que resta) esteja a dias de chegar à vossa mão. Por essa razão, e por não me lembrar de tema melhor, resolvi partilhar com os leitores alguns conselhos para um Natal, de acordo com a nossa dívida. Como muitos sabem, infelizmente, o lindo sonho de um Natal apenas imbuído do puro espírito consumista, tem os dias contados. A sofreguidão nunca mais será a mesma.


Para começar, podemos poupar bastante dinheiro na compra da árvore de Natal. Se quer poupar e ser ecológico, faça como lhe digo. Não custa nada. Basta dizer aos seus filhos que mudou de religião e que, agora, só fazem a árvore de Natal depois de sete de Janeiro. Assim, pode aproveitar aquelas árvores que as pessoas atiram para o lixo mal se sentem curadas do espírito de Natal, e já tem desculpa para não a desmontar antes de Março.


O presépio também pode ser feito com recurso aos desperdícios que abundam nas nossas casas. Só é preciso alguma imaginação e a vacina do tétano em dia. De uma caixa de plástico de cebolas podemos fazer um estábulo digno de um rei. Uma lata de atum, vazia, pode dar uma bela manjedoura. Use o bolor do pão em vez do habitual musgo. Com uma espinha de peixe, pode fazer uma briosa estrela guia e uma mola de roupa, no nariz, permite apreciar o presépio. Pode ficar um nadinha deprimente, mas convém recordar que todo o cinema de animação de Leste - nos tempos da antiga União Soviética era feito assim, e as crianças gostavam e cresceram robustas e confiantes; nunca é de mais lembrar que o Pato Donald da infância da Angela Merkel foi um tampão.


Na consoada, também pode poupar dinheiro em água demolhando o bacalhau na caixa do autoclismo. É possível poupar em luzes usando pirilampos em frascos vazios de compota. Acima de tudo, puxe pela imaginação. Eu, este ano, fiz um espanta-espíritos (um móbil daqueles que fazem sons com o vento), para os meus sobrinhos, com aqueles pedaços que sobram quando cortamos as unhas dos pés. Envernizei por cima, e está giríssimo; e é uma prenda muito pessoal porque tem o meu ADN.


Quanto às prendas, está provado que as crianças tendem a repartir a sua atenção por vários brinquedos sem se concentrarem num e, muitas vezes, têm uma relação de posse ciumenta com as prendas que recebem. Está aqui a sua oportunidade de poupar dinheiro e contribuir para um saudável crescimento dos seus filhos. Ofereça um brinquedo a um e as pilhas ao outro, e veja se eles se entendem. Foi assim que nasceram alguns dos grandes diplomatas e o Machete. Faça, pelo menos, um embrulho sem nada lá dentro e finja que se esqueceu - na confusão de embrulhos - e diga que dá mais tarde e aproveite para se livrar de uma prenda que, entretanto, lhe ofereceram. Para terminar, se os seus pais, os seus colegas de trabalho, ou a sua mulher, passam o tempo a dizer que você é muito infantil, aproveite, poupe dinheiro, e ofereça-lhes um desenho feito por si. Vá por mim e tenha um santo Natal de 2013 na graça do Senhor João César das Neves.

 

 

 

TOP 7
POUPANÇA (por isso, são só 6)

 

 1  UE aprova pacote, de 79 mil milhões de euros, que pode criar 50 mil empregos - não acredito que consigam. Nós, exactamente com o mesmo montante, só conseguimos destruir 450 mil empregos.


 2  Portugal vence a Suécia com três golos de Ronaldo - foram 3 no Pipi das Meias Altas.


 3  César das Neves: Aumentar salário mínimo "é estragar vida aos pobres" - faz falta uma espécie de Jornal de Angola do Céu para desancar o católico João César das Neves.


 4  Pepsi sueca faz campanha com Vudu e Ronaldo - a Pepsi Sueca só podia ter tendências suicidas.


 5  TAP pondera mudar para Coca-Cola depois de campanha ofensiva da Pepsi - mudem, mas é, a comida!


 6  Malala recebeu o prémio Sakharov e discursou no Parlamento Europeu - acho que só o Candy Crush pode parar a Malala.

 

 

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio