Opinião
A cor do Natal
É uma das grandes questões que atormenta a humanidade, nomeadamente aquela humanidade mais radical que está tão na moda: de que cor era Jesus Cristo?
É uma das grandes questões que atormenta a humanidade, nomeadamente aquela humanidade mais radical que está tão na moda: de que cor era Jesus Cristo?
Para esclarecer esta dúvida, na altura em que se celebra o nascimento de Cristo, nada melhor que entrevistar Deus. Olá, Deus.
Deus: Olá, Quadros
JQ: Vamos lá tentar perceber, afinal, de que cor é o teu filho. Ora, tu és… Desliga lá essa luz que vem de cima, que não ajuda nada. Ora, branco não és, negro também não, … que cor é essa?
Deus: Eu, agora, sou malaquite florescente com traços de anil mostarda. Antigamente, quando eu era mais novo, era como os camaleões: mudava de cor consoante a envolvente. Mas, como estava em todo o lado, tinha de fazer todas a cores do universo ao mesmo tempo e estava a ficar com um esgotamento; – e não tinha túnicas que servissem com todos os meus tons de pele. Parei com isso.
JQ: E de que cor era Jesus? Sendo tu o pai, branco é que ele não podia ser…
Deus: Era branco.
JQ: Branco?! Jesus era de uma tribo africana de Israel. Como é que Jesus pode ser branco?! Sai a quem?
Deus: À Pomba do Espírito Santo …
JQ: À Pomba?!
Deus: Nunca o viste a comer milho. Adora.
JQ: Então, o JC era mesmo branco.
Deus: Exacto. JC é branco e o Pai Natal é...
JQ: Não é nada. Não existe.
Deus: O que é que não existe?
JQ: O Pai Natal.
Deus: Ai, o todo-poderoso João Quadros acha que o Pai Natal não existe. E quem é que põe as prendas no sapatinho, ó imbecil?!
JQ: Estás a gozar, Deus. Quem põe as prendas são os pais.
Deus: Achas que sim?! Achas que foi o teu pai que te deu aquela Barbie Patinadora que tu pediste quando tinhas nove anos?! Algum pai faz isso?! Foi o São Nicolau, que não faz diferenças entre as escolhas das crianças. Esse negrão, que todos ama.
JQ: Vamos lá com calma. Portanto, o Pai Natal afinal existe e é negro.
Deus: Exacto. São Nicolau, um cristão de origem turca, nasceu em Belém, região da actual Palestina.
JQ: E tem barbas brancas e anda vestido com aquelas calças vermelhas e voa com um trenó e renas?
Deus: Não são renas. São pacaças.
JQ: E vive na Lapónia Finlandesa?
Deus: Sim.
JQ: Vá lá.
Deus: No Inverno. No Verão, tem casa em Istambul.
JQ: Muito me contas. Vou mandar entaipar a minha chaminé.
Deus: És racista, Quadros?
JQ: Não sou, mas não quero ter um negro turco de barbas a mexer nos sapatos das crianças.
Deus: Isso é racismo. Eu percebo, também sou um bocadinho.
JQ: Isso sei eu. Basta ver a quantidade de terramotos que já houve na Índia.
Deus: Pois. Não tenho nada contra eles, mas é aquela comida muito condimentada, aquilo entranha-se na roupa. Irrita-me.
__________________________________
Top 6 nas palhas deitado
1 "Radicalismo político" de Soares leva CDS a opor-se à entrega da Chave da Cidade – por isso mesmo, senhores do CDS: antes a chave da cidade de Lisboa que a do Estabelecimento Prisional de Évora.
2 Empresário José Guilherme e família deram 100 mil euros para a campanha presidencial de Cavaco Silva – se o empresário José Guilherme já tinha dado 100 mil euros a Cavaco Silva, o que é que ele havia de dar a quem já tem tudo? Menos de 14M até parecia mal.
3 Taxistas de Lisboa condenam parceria da TAP com a Uber – a UBER não é racista nem machista, os portugueses vão estranhar.
4 Mário Soares vai receber as Chaves da Cidade de Lisboa – se o Soares receber as Chaves da Cidade de Lisboa, passa a ser ele o responsável pelas cheias?
5 Cavaco faz votos de 2015 com "um pouco mais de prosperidade" – só mais um bocadinho, sem exageros, que não queremos que o mexilhão estranhe. Cavaco quer só mais um bocadinho de prosperidade, porque ele já está bem.
6 Ricardo Salgado eleito pela BBC o pior CEO do ano – a sorte do Zeinal. O Salgado é o CR e o Zeinal o Messi. De DDT a PDT (pior disto tudo).